Poder e Cotidiano em Sergipe
COVID-19: SBP avalia que letalidade da doença em crianças está em queda 18 de Março 9H:45
COTIDIANO | Por Max Augusto

COVID-19: SBP avalia que letalidade da doença em crianças está em queda

Uma análise dos dados epidemiológicos mais recentes sobre a covid-19 demonstra que a taxa de hospitalização e morte de crianças e jovens pelo novo coronavírus está caindo nesse primeiro trimestre de 2021. O mapeamento, realizado conjuntamente pelos Departamentos Científicos de Imunizações e de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), considerou os dados oficiais do Ministério da Saúde sobre o contágio e comportamento da doença no grupo de zero a 19 anos de idade.

 

Assinado pelos médicos pediatras Marco Aurélio Sáfadi, presidente do DC de Infectologia, e Renato de Ávila Kfouri, do DC de Imunizações, o estudo traz esclarecimentos relevantes para a classe médica e a sociedade em geral, no momento em que o aumento da transmissão da doença causa maior preocupação no País.

"Em 2021, até o presente momento, observamos menor proporção de hospitalizações, menor proporção de mortes e menor taxa de letalidade nas crianças e nos adolescentes de zero a 19 anos em comparação ao ano de 2020. A análise das taxas de letalidade entre os hospitalizados por SRAG devida à covid-19 mostrou também menores taxas em 2021 em comparação com 2020. A tendência de redução de letalidade foi uniforme nos diferentes estratos de idade.", diz o documento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a taxa de letalidade em crianças e adolescentes hospitalizados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionada à covid-19 foi de 8,2% (1.203/14.638) em 2020, caindo para 5,8% (121/2.057) em 2021. Confira no gráfico:

Taxas de letalidade (%) em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos hospitalizados por SRAG relacionada  à covid-19 em 2020 e em 2021:


LEIA A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO AQUI
Segundo destaca o dr, Marco Sáfadi, a importância dos dados para esclarecer o cenário da covid-19 com foco em crianças e adolescentes, foco principal da Pediatria. "Os dados nos dão alento, mostrando que o impacto sobre esse público está caindo. Isso reforça nosso apelo e orientação às famílias e ao poder público para que mantenham o rigor nas medidas de prevenção, de forma a proteger a todos", afirma.

Já o dr. Renato Kfouri explica que a SBP tem acompanhado os desdobramentos da crise sanitária e seus impactos sobre crianças e adolescentes, com vistas a garantir ao médico pediatra todo o conhecimento necessário para orientar as famílias e oferecer a seus pacientes o melhor tratamento contra a covid-19. "Também para esse público é essencial a adoção das medidas de prevenção, como o distanciamento social, a higienização frequente das mãos e o uso da máscara, de acordo com a idade".

O estudo realizado pela SBP parte da premissa observada durante a pandemia, em que crianças e adolescentes apresentaram formas clínicas leves ou assintomáticas, assim como número reduzido de casos graves após contágio pelo novo coronavírus, para avaliar se há maior risco nesse momento, em que mutações do vírus foram identificadas.

 

Assessoria de Imprensa / Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.