Poder e Cotidiano em Sergipe
Covid-19: Média de óbitos cai, mas números ainda são preocupantes em Sergipe 23 de Julho 10H:40
SERVIÇO | Por Max Augusto

Covid-19: Média de óbitos cai, mas números ainda são preocupantes em Sergipe

O número de óbitos por Covid-19 em Sergipe tem caído nos últimos dias, mas ainda é elevado, segundo avaliação de especialistas. O estado registrou diminuição do número médio de óbitos por duas semanas consecutivas.

De acordo com levantamento da Observatório de Sergipe, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), na semana epidemiológica de 28 de junho a 4 de julho, foi registrada média de 25 óbitos por dia. Na semana seguinte, houve uma leve queda com 23 óbitos/dia. E na última semana epidemiológica, que corresponde ao período de 12 a 18 de julho, Sergipe apresentou média de, aproximadamente, 20 óbitos por dia, levando-se em consideração as mortes ainda em investigação.

O estudo usou como indicador a média móvel de 7 dias, que permite uma leitura mais precisa da pandemia e ajuda a compreender melhor o comportamento da doença.

“O número de óbitos ainda é muito alto. É preciso aguardar a evolução nas próximas semanas porque a epidemia é muito dinâmica e esse quadro pode mudar de uma hora para outra”, declarou o coordenador do Observatório de Sergipe, Ciro Brasil.

De acordo com análise do Observatório, o número de casos semanais de pessoas infectadas ainda está aumentando em Sergipe, mas num ritmo cada vez menor. Na semana epidemiológica de 5 a 11 de julho, foi registrado um total de 6.437 novos casos de contaminados pela covid-19. Ja na última semana epidemiológica (de 12 a 18 de julho), 7.026 novos casos. Um aumento de 9% no número de contaminados. Quase metade dos novos casos foi registrado no interior do estado.

O governador Belivaldo Chagas, que cumpre isolamento social por conta da Covid, pediu cautela na leitura dos números. “É uma notícia que deve ser celebrada com muita moderação. Enquanto o risco para as pessoas for alto, a população precisa estar atenta às orientações da saúde para conter a proliferação do novo coronavírus, fazendo uso de máscara e obedecendo ao distanciamento social”, afirmou o governador.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.