Poder e Cotidiano em Sergipe
Covid-19: Itabaiana dobrou número de notificações em 15 dias 9 de Julho 12H:24
COTIDIANO | Por Max Augusto

Covid-19: Itabaiana dobrou número de notificações em 15 dias

Segundo pesquisadores, “ainda não se pode afirmar que o topo de notificações semanais foi atingido"

O número acumulado de notificações para a Covid-19 em Itabaiana dobrou em 15 dias. No dia 20 de junho, município tinha 761 casos notificados e, no dia 4 de julho, o número de notificações chegou a 1.473 casos. É o que revela o Boletim Semanal Covid-19 número sete, que registrou na 27ª semana epidemiológica um aumento de 46,3% de novos casos em relação à semana anterior.

 

“Ainda não se pode afirmar que o topo de notificações semanais foi atingido, uma vez que nas últimas semanas o número de casos novos tem sido cada vez maior. Isso pode estar sendo influenciado pelo baixo índice de isolamento social, abaixo de 40%, identificado no município”, informa o Boletim Semanal Covid-19, que é produzido pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) e Engenharia e Ciências Ambientais (PPGECIA), do Campus de Itabaiana, da UFS, com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

A 27ª semana epidemiológica fechou no dia 6 de julho com 1.497 casos confirmados e 29 óbitos em Itabaiana. No município foram realizados até então 2.785 exames, sendo que 1.265 exames foram negativados. Havia 619 pessoas sendo monitoradas (35 hospitalizadas e 584 em isolamento domiciliar) e 849 pessoas estavam recuperadas.

Pela projeção, é esperado que no dia 18/07 Itabaiana poderá registar entre 1.944 e 2.597 casos, caso o crescimento permaneça nas mesmas taxas”, diz o Boletim, acrescentando que o menor índice de isolamento registrado na última semana ocorreu no domingo, 28 de junho. “Esse resultado reflete que a população do município não tem atendido às recomendações de órgãos de saúde”.

A maioria dos óbitos registrados foram adultos e idosos, sendo mais de 60% indivíduos acima de 70 anos: para cada oito idosos (acima de 60 anos) notificados positivos para Covid-19, um evolui a óbito. Mas é recomendado que sejam adotadas estratégias de prevenção em saúde voltadas, especialmente, para a população com idade laboral ativa, entre 20 e 59 anos. O Boletim Semanal Covid-19 é coordenado pelo professor José Ronaldo Santos (DBCI).

 

Da Ascom/UFS

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.