Poder e Cotidiano em Sergipe
Covid-19: Conselheira Susana Azevedo chama atenção para necessidade de maior testagem em Sergipe 19 de Junho 13H:23
PODER | Por Max Augusto

Covid-19: Conselheira Susana Azevedo chama atenção para necessidade de maior testagem em Sergipe

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) vai enviar ofício ao Governo do Estado a fim de que sejam informadas quais medidas serão adotadas no intuito de ampliar a testagem da covid-19 na população sergipana.

A ação foi definida na sessão plenária da última quinta-feira, 18, após sugestão da conselheira Susana Azevedo, vice-presidente do TCE.

 

“Aumentar a testagem é fundamental para saber o tamanho real da epidemia e assim elaborar estratégias de combate ao vírus, acompanhar sua evolução e fazer um planejamento para controlar o avanço”, colocou.

Ao contextualizar a necessidade de realização de mais testes, a conselheira fez referência ao estudo realizado pela consultoria Bain & Company, publicado em 10 de junho no jornal Valor Econômico, no qual é demonstrado que Sergipe realiza apenas três testes para cada caso confirmado.

“Pelo que diz o estudo, o ideal só ocorre no Mato Grosso do Sul, com 21 testes por caso, e no Paraná, onde são 14 testes para cada caso confirmado”, observou.

Susana também citou bons exemplos que poderiam ser replicados em Sergipe, a exemplo da testagem por drive-thru, como ocorre em Rondônia e no Distrito Federal, com o exame feito através de agendamento na internet e o resultado ofertado na internet.

A preocupação da conselheira com a baixa testagem foi justificada ainda pelo atual cenário de retomada gradual da economia, “pautada na disponibilidade de leitos de UTI’s, mas sem o devido avanço na testagem em massa da população”.

Conforme o mais recente “Boletim Covid-19” divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, já são 400 óbitos registrados em Sergipe, sendo cerca de 100 apenas nos últimos sete dias.

 

Da Ascom/TCE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.