Poder e Cotidiano em Sergipe
Covid-19: Até o fim do mês pode não haver respiradores suficientes em Sergipe 2 de Maio 11H:04
PODER | Por Max Augusto

Covid-19: Até o fim do mês pode não haver respiradores suficientes em Sergipe

Até o fim deste mês de maio poderá não haver respiradores suficientes nas UTI’s de Sergipe para atender ao crescente número de vítimas da Covid-19. A previsão é de que entre os dias 23/05 e 21/06 será atingida a capacidade máxima de ventiladores em Sergipe – isso com a manutenção do isolamento social.

 Caso sejam afrouxadas as medidas de restrição impostas pelo governo e prefeituras, a previsão é de que entre os dias 14 e 18 deste mês a capacidade máxima seria atingida.

Em relação ao número total de leitos disponíveis no estado (308) a previsão é de que com as medidas de isolamento social em vigor, eles estejam completamente ocupados entre 11/05 e 03/06. Sem as políticas de restrição esta previsão se antecipa para o período de 8 a 12/05.

Estas estimativas são do Simula Covid, um simulador de demandas por leitos hospitalares e ventiladores, disponibilizado no site coronacidades.org – uma iniciativa da Impulso, do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps) e do Instituto Arapyaú, com o objetivo de ajudar governadores e prefeitos no combate à pandemia.

Esses estudos já estão em posse dos técnicos do governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju – e ajudaram a lastrear os decretos mais duros em relação às medidas de isolamento social e funcionamento do comércio, que saíram esta semana.

A ferramenta também estima que o número de casos ativos da doença no estado seja de 859 – superior aos 517 confirmados no último boletim da Saúde, ontem (01/05)

Com 14 mortes por Covid-19 confirmadas no estado, Sergipe possui hoje 85 leitos de UTI e 223 leitos de enfermaria, na rede pública e privada, destinados ao combate da doença. São 32 UTI’s na rede estadual, 14 na rede municipal de Aracaju e 39 na rede privada.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), existem 46 pacientes internados em Sergipe por conda da covid-19, sendo 20 estão em UTI´s e 26 em enfermarias.

Com isso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede pública é de 17,4%, enquanto na rede particular é de 30,8%.

Já foram registrados casos da doença em 34 municípios sergipanos.

Comentários

  • João Tadeu 03/05/2020 às 16:51

    Ué, cade os mimhoes recebidos do governo federal e quanto foi o valor de participação do Estado e prefeitur aplicaram na saude no que diz respeito ao Covid19? Muito terrorismo para muita propaganda.

  • Edna vieira 02/05/2020 às 16:13

    Vamos dá parabéns os diretores da sec. Saude. Está fazendo um bom trabalho. Tenho certeza que eles aceita sugestões.

  • Edna vieira 02/05/2020 às 16:13

    Vamos dá parabéns os diretores da sec. Saude. Está fazendo um bom trabalho. Tenho certeza que eles aceita sugestões.

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.