Poder e Cotidiano em Sergipe
Coronavac: 2ª dose com mais de 28 dias pode aumentar eficácia 3 de Maio 10H:29
COTIDIANO | Por Max Augusto

Coronavac: 2ª dose com mais de 28 dias pode aumentar eficácia

MAS ATENÇÃO: orientação é seguir instruções e receber o imunizante no prazo recomendado, assim que possível

Por falta de estoque, Aracaju e outras quatro capitais brasileiras suspenderam a vacinação neste domingo, dia 2. Com isso, pessoas que já tomaram a primeira dose e vão tomar a segunda num prazo maior do que os 28 dias recomendados pela fabricante estão preocupadas com a eficácia do imunizante. Não existem pesquisas sobre o percentual de eficiência da vacina em quem tomou a segunda dose fora do prazo recomendado, mas a notícia boa é que isso pode até gerar um aumento na proteção gerada.

Quem faz esta avaliação é o professor Lizando Borges, que está à frente da Força-Tarefa Covid-19 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele recomenda que a segunda dose seja tomada no prazo recomendado – e quem ultrapassou os 28 dias deve receber a segunda dose assim que possível. Mas explicou que no caso da Coronavac, a falha que gerou o atraso na segunda dose para alguns cidadãos pode não ser tão ruim.

“Para a Coronavac, quando se estende o prazo para a segunda dose, mais se aumenta a eficácia. É até melhor que se tome um pouquinho depois. Tem que fazer estudos neste sentido, mas há essa possibilidade. Não se sabe também qual será a eficácia se tomar a vacina com intervalo de 40, 50 dias”, disse ele, lembrando que a eficácia do imunizante era de 50,4% quando a segunda dose foi aplicada em 21 dias, mas subiu para 68% quando administrada com intervalo de 28 dias.

Lizandro também explicou que é possível fazer um exame, em qualquer laboratório, para saber se a vacina aplicada fora do prazo gerou os anticorpos necessários para combater a covid-19. O exame é chamado de “pesquisa de anticorpos neutralizantes” e está disponível em laboratórios particulares.

Entenda a vacina
O professor Lizandro explicou ao BLOG DO MAX que a primeira dose corresponde à primeira exposição ao antígeno, que será um corpo estranho, fazendo com que o organismo inicie a produção de anticorpos. Já Na segunda dose haveria um incremento deste processo, como se ele houvesse sido “turbinado’.

“Quando eu tomo só uma dose, tenho uma redução da eficácia e não tem como precisar essa eficácia, não existem estudos neste sentido. Se as pessoas que não tomaram a segunda dose se contaminarem, se houver agravamento, vamos saber. Mas o fato é que a eficácia não será a mesma, com apenas uma dose. A vacina é feita para duas doses, e cada organismo reage de uma forma”, disse o professor, insistindo que ainda não há estudos sobre o resultado da vacinação fora do prazo recomendado.

Lizandro também deixou claro que para quem tomou a primeira dose, vale a manutenção dos mesmos cuidados que todos os demais: uso da mascara, alcool gel e distanciamento social.

Recomendação
Na última terça-feira, dia 27, o Ministério da Saúde emitiu comunicado informando que a segunda dose da vacina covid-19 deve ser tomada mesmo fora do prazo, reforçando a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção contra a doença.

As recomendações estão em uma nota técnica, divulgada nesta segunda-feira (26/04) pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.