Poder e Cotidiano em Sergipe
Contratação de obra pública de alto valor poderá exigir projeto executivo prévio 12 de Setembro 7H:55
PODER

Contratação de obra pública de alto valor poderá exigir projeto executivo prévio

A contratação de obras públicas grandes, complexas e de alto valor poderá ter como exigência a elaboração prévia de projeto executivo.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) está pronta para votar, em decisão final, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 195/2013, que acrescenta essa condição na Lei de Licitações (Lei 8.666, de 1993).

O relator, senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), recomendou a aprovação da proposta, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

A apresentação prévia de projeto executivo passaria a ser obrigatória nas licitações de obras com valor igual ou superior a R$ 100 milhões. Atualmente a Lei 8.666 autoriza a licitação de obra apenas com a elaboração de um projeto básico.

No entanto, Ferraço argumenta que essa flexibilidade costuma levar à aprovação de “inúmeros e desproporcionais” termos aditivos no curso da execução do serviço.

“O projeto básico não é suficientemente detalhado, não permite aos licitantes elaborar com precisão suas propostas. Ao nosso sentir, a presente proposição aprimora a Lei de Licitações e está em harmonia com o princípio constitucional da eficiência. A divulgação do projeto executivo antes da licitação terá o efeito de aproximar o valor estimado da obra com o seu custo real, evitando-se, assim, a aprovação de aditivos”, considera o relator no parecer ao projeto.

Ferraço fez questão de ressaltar, ainda, que a exigência do projeto executivo deverá ficar restrita a licitações de obras de grande porte. Para aquelas de menor complexidade, permanece a regra de abertura de processo licitatório apenas com a elaboração de projeto básico.

Depois de passar pela CCJ, o PLS 195/2013 poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado.

*Com informações da Agência Senado

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.