Poder e Cotidiano em Sergipe
Conselhos de nutricionistas querem continuidade de kits alimentícios a estudantes 15 de Janeiro 5H:01
COTIDIANO

Conselhos de nutricionistas querem continuidade de kits alimentícios a estudantes

O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, órgão que orienta, normaliza e fiscaliza a atividade profissional de mais de 160 mil nutricionistas em todo o Brasil, externou preocupação com o fim do Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, que estabelece o estado de calamidade pública no país.

Em virtude disso, a Resolução CD/FNDE nº 02/2020, publicada em abril do ano passado, que permitia a distribuição dos gêneros da alimentação escolar diretamente aos estudantes em forma de kits, perde a validade.

O órgão, em conjunto com 10 Conselhos Regionais de Nutricionistas que compõem o Sistema CFN/CRN, enviou pedido ao Congresso Nacional para que seja autorizada a prorrogação do estado de calamidade pública e da Resolução CD/FNDE nº 02/2020.

Segundo o CFN, a pandemia da Covid-19 está causando uma situação de calamidade pública não apenas na Saúde, mas também na segurança alimentar e nutricional de populações mundo afora.

De acordo com o IBGE, 10,3 milhões de brasileiros passam fome. Com a pandemia, o aumento do desemprego e das desigualdades tem se agravado. A Pesquisa de Orçamento Familiar no Brasil (POF - 2017/2018) revelou que 37% dos domicílios no Brasil estavam com algum grau de insegurança alimentar e que a insegurança grave era a realidade de 5% dos lares brasileiros.

Ainda segundo o Conselho, com a transferência das aulas para a modalidade virtual, muitos estudantes perderam o único local em que realizavam refeições nutritivas, ou mesmo a única refeição do dia. O anunciado não retorno às aulas presenciais no início deste ano, aliado ao fim da distribuição dos kits de alimentos, colocará em risco a segurança alimentar e nutricional de 36,1 milhões de alunos (Censo Escolar 2020 - INEP/MEC), sobretudo daqueles em maior vulnerabilidade social, integrantes de famílias que também dependem do auxílio emergencial do governo para garantir o alimento.

Fonte: Assessoria

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.