Poder e Cotidiano em Sergipe
Confira quais presidenciáveis apresentam propostas para as mulheres 31 de Agosto 6H:53
PODER

Confira quais presidenciáveis apresentam propostas para as mulheres

Diante de um cenário em que o eleitorado feminino pode definir quem vai para o segundo turno e até mesmo quem vencerá as eleições, é importante ver quais políticas públicas estão sendo propostas pelos principais candidatos à Presidência visando o atendimento desse segmento.

As mulheres constituem 51% da população brasileira e mais de 77 milhões de eleitoras. Segundo a última pesquisa Datafolha, a metade delas ainda não sabe em quem vai votar para Presidente daqui a 40 dias.

Conheça as propostas de cada um deles:

Álvaro Dias (Podemos) – Acesso universal a creches para mães que trabalham.

Ciro Gomes (PDT) – Promete recriar a Secretaria das Mulheres e igualar a proporção entre homens e mulheres nos cargos de comando do governo federal. Propõe aumentar o número de vagas disponíveis em creches e implementar programas de microcrédito voltado para as mulheres.

Pretende ainda combater a evasão escolar de adolescentes grávidas e estabelecer parcerias com estados e municípios para a implementação de medidas para prevenção de violência contra o sexo feminino, inclusive com incentivos à abertura de novas delegacias de atenção à mulher. Na saúde, quer ampliar a educação sobre métodos de prevenção de gravidez entre os jovens, combater a criminalização das mulheres que interromperem a gravidez de maneira legal e fortalecer os programas de parto natural e humanização no SUS.

Geraldo Alckmin (PSDB) – Pretende estabelecer um pacto nacional para a redução de violência contra idosos, mulheres e LGBTI, além de fomentar ações de prevenção à gravidez precoce.

Guilherme Boulos (PSOL) – Defende a descriminalização e a legalização do aborto. Promete utilizar 1% do PIB no combate à violência contra a mulher, com a criação de centros de referências, casas de acolhimento, patrulhas municipais da Lei Maria da Penha e delegacias especializadas no atendimento à mulher. Também pretende universalizar o acesso a creches para todas as crianças.

Na saúde, quer desenvolver programas de educação sexual, bem como a garantia de acesso a métodos anticoncepcionais, inclusive a pílula do dia seguinte. Propõe o estabelecimento de cotas para mulheres nos cargos de direção dos partidos políticos, assim como a adoção de ações afirmativas para aumentar a proporção de mulheres na magistratura.

Henrique Meirelles (MDB) – “Incentivar a redução da diferença salarial entre homens e mulheres, respaldado pela nova lei trabalhista”.

Jair Bolsonaro (PSL) – Promete tão somente “combater o estupro de mulheres e crianças”.

João Amoêdo (Novo) – Não há menção a mulheres em seu programa.

Lula/Fernando Haddad (PT) – Sugere a recriação do ministério de política para mulheres. Promete trabalhar para aumentar significativamente a presença de mulheres nas instâncias de decisão de todos os poderes.

Marina Silva (Rede) – Garante dar efetividade ao programa de planejamento reprodutivo e familiar e aumentar a oferta de anticoncepcionais nas farmácias populares e estimular o parto humanizado. Promete integrar ações de prevenção de gravidez na adolescência às políticas de educação e saúde. Planeja desenvolver parcerias com Estados e municípios para combater a violência contra a mulher, qualificando também a rede de atendimento às vítimas.

Quer enfrentar com rigor o tráfico de pessoas e o turismo sexual. No que se refere à redução das desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho, quer apoiar o microempreendedorismo feminino (crédito e capacitação profissional), estimular a oferta de vagas em creches em tempo integral, ampliar o tempo de licença paternidade e construir um sistema de transição gradual para que haja uma licença parental que possibilite o compartilhamento do período após o nascimento dos filhos entre o pai e a mãe.

*Com informações da Agência Patrícia Galvão

Foto: Divulgação/Partidos

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.