Poder e Cotidiano em Sergipe
Concurso da PM: avaliação psicológica será neste domingo, dia 4 29 de Abril 15H:38

Concurso da PM: avaliação psicológica será neste domingo, dia 4

 O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), publicou na tarde desta segunda-feira, 28, o resultado final do teste de aptidão física do concurso público que está selecionando 600 pessoas para o ofício de soldado da PM, sendo 540 homens e 60 mulheres. Sendo assim, os candidatos até agora aprovados foram também convocados para participar da etapa de avaliação psicológica, no próximo domingo, dia 4.
 

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, a avaliação psicológica tem caráter eliminatório e está prevista no Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Sergipe. Ela consistirá na aplicação de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo?, ressalta.
Trata-se de uma análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais, de personalidade e motivacionais dos candidatos, podendo ser aplicada coletivamente. Para tanto, poderão ser utilizados testes, questionários ou inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia e realizados por psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia.

Orientações

A superintendente geral de recursos Humanos, Andrea Macedo, explica que o candidato deverá comparecer ao local indicado abaixo, munido de documento oficial, original, de identidade, caneta esferográfica azul ou preta e dois lápis pretos nº 2.

É importante que dormir bem na noite anterior, sendo desejável pelo menos oito horas de sono. No dia, alimentar-se adequadamente no café da manhã e almoço, com uma refeição leve e saudável e, por fim, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas?, orienta.

Todos os candidatos serão submetidos à avaliação no Colégio Pio Décimo, na
Rua Estância, 362, Centro de Aracaju. O horário para chegada está marcado para as 7h, sendo que as 7h30 os portões serão fechados e a prova será iniciada.

Para acessar a página de acompanhamento do concurso, com o resultado final do teste de aptidão física e a convocação para a avaliação psicológica, clique aqui.

Exames admissionais

O Governo de Sergipe orienta que os candidatos aprovados no concurso público para soldado da Polícia Militar já adiantem a realização dos exames admissionais. Previstos no edital de abertura do certame, estes exames serão entregues na convocação para o curso de formação. De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, o objetivo do governador Jackson Barreto é o de acelerar o processo de chegada destes homens e mulheres ao efetivo.

Segundo o edital de abertura do concurso, serão convocados para o Exame Médico Admissional (Inspeção de Saúde) os candidatos aprovados em todas as etapas do concurso e classificados dentro do limite de vagas. Constatada a inaptidão de algum candidato, outros candidatos poderão ser convocados para realizá-la, observando estritamente a ordem classificatória do certame.

De caráter eliminatório, esta fase está prevista para ocorrer no início do segundo semestre e tem por objetivo avaliar o estado geral de saúde, física e mental, do candidato e determinar as condições indispensáveis para o provimento do cargo e desempenho das atividades policiais militares, e constará de exames e testes clínicos, bem como de exames laboratoriais. O Exame Médico Admissional será clínico e odontológico e realizado por uma Junta Médica de Saúde da PMSE, que funciona no Hospital da Polícia Militar, na Avenida Minas Gerais, s/n, Bairro 18 do Forte.

Na ocasião, os candidatos deverão apresentar exames laboratoriais complementares de saúde, emitidos em até 90 dias antes da perícia. ?São eles: radiografia do Tórax em PA; Eletroencefalograma; Teste Ergométrico; Teste Audiométrico; Escarro: Pesquisa de BAAR; Exame de sangue: Hemograma Completo (inclusive Contagem de Plaquetas), Ureia, Creatinina, Glicemia, TGO, TGP, Gama GT, Colesterol total e frações, HBS Ag, anti-HCV (em caso de positividade,fazer PCR -reação da cadeia da polimerase do vírus da hepatite"C"), Sorologia para HIV; Machado Guerreiro (Doença de Chagas) e VDRL. Laudo oftalmológico completo (acuidade visual com e sem correção, pressão intraocular e fundo de olho, inclusive avaliação cromática), Parasitológico de Fezes; Sumário de Urina; e Exame Toxicológico (cabelo e pelos) em laboratórios credenciados para realização deste tipo de exame, sendo direcionados para detectar substâncias proibidas pela legislação penal vigente no Brasil?, conclui Andrea Macedo, superintendente de Recursos Humanos do Governo de Sergipe.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.