Poder e Cotidiano em Sergipe
Comissão da Verdade vê relação entre documentos da CIA e 'Operação Cajueiro' 16 de Maio 11H:20
PODER

Comissão da Verdade vê relação entre documentos da CIA e 'Operação Cajueiro'

Para a Comissão Estadual da Verdade "Paulo Barbosa de Araújo", o relatório da CIA revelado na semana passada, abre uma nova possibilidade para a leitura e compreensão da repressão política durante o chamado período de distensão.

Segundo o documento, o então Presidente do Brasil, Ernesto Geisel, não só manteve, como centralizou a perseguição e extermínio de seus opositores políticos, submetendo as execuções de subversivos perigosos à aprovação do general João Batista de Figueiredo, então chefe do SNI e seu sucessor na Presidência da República.

O documento comprova o envolvimento direto da cúpula do regime com a prática da tortura e com o estabelecimento de uma política deliberada de extermínio.

Segundo a Secretária-Executiva da CEV, Andréa Depieri, aqui em Sergipe, o documento pode nos ajudar a compreender a chamada "Operação Cajueiro".

"Sempre pareceu estranho que essa Operação, considerada a mais dura ação da repressão política durante a ditadura civil-militar aqui em Sergipe, tenha ocorrido em 1976, quando oficialmente o país estava frente a um recuo rápido, gradual e seguro rumo à redemocratização do país. Só que não. As violações ocorridas durante a ditadura civil-militar brasileira não foram resultantes de excesso, abuso ou descontrole, mas antes, decorreram de uma política de Estado, cujas ações eram coordenadas e autorizadas diretamente pela Presidência da República" comentou Andréa.

Com os novos fatos revelados a partir da divulgação do Relatório da CIA, a Comissão Estadual da Verdade "Paulo Barbosa de Araújo" passará a buscar informações que possam ajudar a desenhar, com precisão, o quadro político em que se deu a Operação Cajueiro.

Além disso, irá somar esforços junto às demais Comissões e Comitês nacionais, e familiares de vítimas, para que o conjunto documental completo de registros feitos pela CIA, relativamente à participação de agentes brasileiros em operações marcadas pela tortura e extermínio de cidadãos brasileiros, possa ser disponibilizada por completo, a fim de complementar as investigações.

*Com informações da Ascom/Comissão da Verdade

Foto: Ascom/Comissão Estadual da Verdade

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.