Poder e Cotidiano em Sergipe
Comércio pode não reabrir amanhã 22 de Junho 13H:17
PODER | Por Max Augusto

Comércio pode não reabrir amanhã

Comitê se reúne hoje para debater retomada da atividade econômica. Clima no governo não é de otimismo

Apesar da taxa de lotação dos leitos de UTIs no setor público ter ficado em 60,8%, de acordo com o boletim apresentado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o comércio em Sergipe pode não ser reaberto na próxima quarta-feira.

 

A ocupação abaixo dos 70% é o principal item previsto no Plano de Retomada Econômica elaborado pelo governo, para que possa ser implementado o avanço nas fases estabelecidas. Ainda assim, o BLOG DO MAX apurou que não há na equipe do governador um clima de otimismo em relação à retomada, pois há preocupação gerada por diversos fatores técnicos – entre eles a baixa adesão ao isolamento social e a alta taxa de contágio da covid-19 no estado.

Logo mais às 15 horas o governador Belivaldo Chagas (PSD) vai se reunir, a portas fechadas, com Comitê Gestor de Retomada Econômica (COGERE), para analisar os dados científicos apresentados por pesquisadores. O comitê deve ainda apresentar um parecer sobre a possibilidade de retomada da economia.

Amanhã às 11 horas Belivaldo se reúne como Comitê Gestor de Emergência (CGE), que também vai apresentar um parecer sobre a reabertura da atividade econômica. Pela tarde, por volta das 16 horas, o governador deve anunciar sua definição.

Isolamento
A avaliação no governo é que no início o isolamento social em Sergipe foi um sucesso, pois o sistema não colapsou e ninguém morreu por falta de atendimento. Mas depois a coisa desandou e o estado vem registrando um dos piores índices do país.

Contágio
Um dos dados que será avaliado nas reuniões com os dois comitês é a taxa de crescimento de novos casos e mortes. A plataforma Covid-19 Analytics, elaborada por professores da PUC-Rio, aponta que Sergipe tem uma das maiores taxas de contágio do Brasil, com taxa média de crescimento prevista para novos casos (mortes) nas próximas duas semanas de 4,06% (4,4%) ao dia.

Belivaldo
Em comunicado divulgado na última sexta o governador Belivaldo Chagas disse que tem acompanhado os números com muita preocupação. “Esses dados demostram que ainda é preciso que os cuidados continuem acontecendo, já que não estamos na fase de declínio do contágio. A população tem que fazer a sua parte, em relação ao isolamento social, ao uso das máscaras, a higiene das mãos, para que não tenhamos essa pressão nas unidades hospitalares”, alertou o governador.

O governador reforçou ainda a importância do cumprimento das metas estabelecidas pelos Comitês, quanto a cenários de evolução da epidemia e a capacidade do sistema de saúde, para que o Plano entre em prática.

“O plano foi apresentado no momento próprio e temos o desejo de colocá-lo em prática. Porém, o fato de ser apresentado não significa dizer que será colocado em prática na sua totalidade, a partir do próximo 24. O que está previsto é que na segunda e terça-feira teremos reuniões com os Comitês para avaliar o momento, os últimos dias. O plano é norteado por critérios técnicos, como a taxa de ocupação de leitos de UTI e número de casos, além de números de óbitos e outros indicadores”, colocou.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.