Poder e Cotidiano em Sergipe
Comerciantes apelam pela não decretação de feriado ou ponto facultativo na Copa 21 de Maio 16H:43

Comerciantes apelam pela não decretação de feriado ou ponto facultativo na Copa

Empresários sergipanos da área do comércio estão apreensivos, com relação ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais no mês de junho, durante o período da Copa do Mundo de Futebol, principalmente nos dias de jogos do Brasil. Durante a primeira fase dos jogos, a Seleção Brasileira fará três apresentações, que acontecerão no fim de tarde, sendo dois às 17h, dias 12 e 23 de junho e o outro às 16 horas, no dia 17.



De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), Abel Gomes da Rocha Filho, o volume de vendas do comércio agora em maio, no período que antecedeu o Dia das Mães não foi satisfatório e a grande esperança dos lojistas, é que elas aqueçam durante o mês de junho, em função dos festejos juninos. “A nossa grande preocupação é que os governos municipais e estadual não decretem ponto facultativo nos dias de jogos do Brasil”, afirmou.

Em Salvador, onde foi decretado ponto facultativo nos dias 19 e 23 de junho, autoridades reuniram-se em audiência pública no último dia 12 de maio para discutir os prováveis feriados da Copa do Mundo. “A Copa deve movimentar o trade turístico, mas sem comprometer demais atividades econômicas, por conta da grande quantidade de feriados. Já existe um posicionamento do prefeito em não decretar feriados aqui em Salvador.”, disse o vereador Tiago Correia.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Câmara Municipal de Salvador estima um prejuízo de R$ 40 bilhões para todo o Brasil, caso sejam decretados feriados durante os jogos da Copa do Mundo. Segundo pesquisas realizadas em 2013, o comerciante baiano deixou de faturar cerca de 130 milhões de reais durante a Copa das Confederações, em apenas um dia de feriado.

“Precisamos sentar e estudar uma forma para não esvaziar ainda mais o comércio por conta dos jogos. Temos que encontrar uma maneira que contemple a todos sem prejudicar ninguém. Esperamos que o Poder Público não transforme os dias de jogos da nossa seleção em feriados desnecessários”. A declaração é do presidente da Fecomércio, apresentando como sugestão, que nos dias de jogos da Seleção Brasileira, os empresários fechem suas lojas uma hora antes da partida. “Com a liberação dos funcionários uma hora antes do início do jogo, todo mundo tem condições de chegar em casa ou em qualquer lugar que queira, para assistir a partida”, afirmou Abel Gomes.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.