Poder e Cotidiano em Sergipe
Com Natal Iluminado e Réveillon 2023, Prefeitura aquece a economia em Aracaju 21 de Novembro 12H:13
INFORME PUBLICITÁRIO

Com Natal Iluminado e Réveillon 2023, Prefeitura aquece a economia em Aracaju

A capital sergipana já está em clima natalino e de festas de fim de ano. Isso porque, como parte do Planejamento Estratégico da administração municipal, a Prefeitura de Aracaju garantiu a realização de mais uma edição do projeto Natal Iluminado  - junto a instituições parceiras - e o Réveillon 2023. Essas iniciativas, destaca o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, contribuem para o aquecimento do comércio, na região central, e de diversos segmentos da economia.

“Há toda uma cadeia produtiva que é beneficiada com isso, a exemplo dos restaurantes, prestadores de serviços ligados ao turismo, profissionais que atuam na organização de eventos, produção, estrutura de palco, bares, comerciantes locais, sem falar na rede hoteleira”, pontua o gestor.

Ele explica que esses eventos atraem turistas, os quais “passam a ter Aracaju como uma rota em seus destinos, além dos próprios sergipanos, que também escolhem a capital como roteiro para datas marcantes, como é o caso das festas de fim de ano”.

Ainda de acordo com o secretário, “a divulgação prévia da programação de fim de ano é muito importante para que o setor de turismo trabalhe na captação de turistas, estrategicamente, nos mais diversos nichos”, algo que, salienta ele, reflete ainda no comércio local, que tempo hábil para organizar suas estruturas internas e se preparar para o aumento das vendas.

Somente para a região central, cuja decoração natalina foi acessa no último sábado (19), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE) - parceira da Prefeitura na realização do Natal Iluminado no Centro - prevê uma elevação de contratações nas lojas em cerca de 70%. Com uma programação de 49 dias, o evento deve incrementar as vendas na região em quase 50%, no período.

O presidente da Fecomércio/SE, Marcos Andrade, avalia o Natal Iluminado do Centro Comercial, um dos locais contemplados pelo projeto, como um indutor da economia em Aracaju, desde sua concepção. Para ele, a finalidade do projeto é promover o estímulo às vendas das lojas do comércio, por meio de um ambiente mais acolhedor e receptivo para as pessoas.

“As praças iluminadas fazem as pessoas irem mais ao centro comercial nos finais de tarde e noites para as compras. Além disso, estimulamos fortemente a economia criativa dos microempreendedores locais, aumentando a geração de renda nessas famílias. E com os empregos gerados pelas lojas com o período final do ano e o advento do Natal Iluminado, mais aracajuanos conquistam a dignidade do trabalho”, salienta ele.

Além do Centro, a Prefeitura de Aracaju levou o Natal Iluminado ao Parque da Sementeira, em parceria com o Grupo Energisa, e a diversos outros pontos da cidade, investindo com recursos próprios na decoração das principais avenidas, de Norte a Sul da capital, na maior edição do projeto desde 2017, quando a iniciativa foi posta em prática.

Coordenador do Natal Iluminado 2023 e presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas destaca o investimento realizado pela Prefeitura e seus parceiros para garantir o sucesso de mais uma edição do evento.

“Toda a Prefeitura, juntamente com seus parceiros, faz um Natal Iluminado ainda melhor este ano, quando comparado ao ano anterior. Estamos sempre buscando a inovação, a fim de trazer o melhor para o povo aracajuano e para quem visita nossa cidade. Por isso, todo ano a gente avança, dentro de um processo orçamentário, claro. Trazer esse símbolo natalino para a sociedade é atrair também a captação de turistas e apresentar Aracaju como um destino turístico nesse período natalino, nas festas de final de ano, algo fundamental para nossa economia”, enfatiza.

Réveillon 2023


Anunciada com quase dois meses de antecedência, a programação do Réveillon 2023 da capital sergipana, realizado tradicionalmente na Orla da Atalaia, é mais um investimento estratégico da Prefeitura de Aracaju para fomentar a atividade econômica na cidade.

O evento, que terá como atrações o sergipano Rafinha o Big Love; a revelação da música pop, Jão; o sambista Diogo Nogueira e o axé de Ninha da Bahia, deve movimentar toda a cadeia produtiva do turismo na capital sergipana e animar a noite da virada do ano de milhares de aracajuanos e turistas nas areias da praia.

“Com a pandemia, tivemos um represamento do desejo de poder se encontrar, fazer festas. Então temos o prazer de apresentar essa programação, que será um grande sucesso, como foi o Forró Caju, contemplando aquilo que já é um conceito da gestão cultural da Prefeitura: a pluralidade, os diversos estilos musicais, trazendo o que tem de melhor da produção musical do país e valorizando, sempre, os artistas locais”, enfatiza o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.

Diretor regional da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape/SE), Gustavo Paixão avalia que o Réveillon impulsiona a economia do turismo na cidade. “A Prefeitura está de parabéns, temos uma grande programação. Para o setor de eventos é um orgulho ver a cidade cheia, bares, restaurantes e hotéis ocupados. Estaremos todos lá naquela praia maravilhosa para curtir o Réveillon e entrar o ano com o pé direito”, comemora. 

Essas ações, complementa Jeferson Passos, “refletem positivamente para o setor público, não só a curto prazo, com a arrecadação de impostos, mas também pensando a longo prazo, quando consolida Aracaju como ponto turístico nacional e internacionalmente,” ressalta o secretário da Fazenda.

O presidente da Fecomércio-SE entende os meses finais do ano como “os melhores de vendas para o comércio, isso é inegável”. “Dezembro, com toda a programação de final de ano, Natal e Réveillon, forma uma corrente forte na cadeia produtiva da cidade, potencializando as vendas dos setores comerciais de nossa cidade. As ações da Prefeitura são importantes para a elevação do comércio”, destaca.

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.