Poder e Cotidiano em Sergipe
Com matrícula online, Prefeitura inicia informatização dos processos escolares 7 de Fevereiro 7H:52
SERVIÇO

Com matrícula online, Prefeitura inicia informatização dos processos escolares

A Prefeitura de Aracaju iniciou, em 2017, o processo de matrícula online na rede municipal de educação. A implantação, feita pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem sido aprimorada no decorrer dos anos e culmina, em 2020, com a ampliação do uso das ferramentas digitais em toda a gestão do processo educacional.

Agora, não apenas a matrícula será online, mas também o acompanhamento dos pais acerca das informações dos filhos e a gestão da escola por parte da equipe diretiva. Isso porque, com a implantação do novo sistema, pais e professores terão mais praticidade para consultar a oferta de vagas, efetuar a matrícula, e acompanhar a frequência e notas dos alunos, por exemplo.

O objetivo, com isso, segundo a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, é fazer uma gestão educacional e escolar mais humana e participativa. “Desde 2017, quando assumimos já no período de matrícula, percebemos que esse processo não era nada humanizado, que havia mães dormindo na fila para garantir a vaga do filho e que as escolas não anunciavam antecipadamente a quantidade de vagas”, justifica Maria Cecília.

Por isso, segundo ela, houve a necessidade dessas mudanças. “Fomos aprimorando o processo e hoje temos um sistema para toda a rede e não apenas a matrícula. É um sistema acadêmico de gestão da rede, dentro da proposta de cidade inteligente, cuja matrícula é apenas um componente”, reitera.

Até o momento, são 30.523 matrículas, mas como podem ter muitas em salas de recurso ou duplicadas, esse número não reflete a quantidade exata de alunos da rede nas 74 escolas disponibilizadas pela Prefeitura. “Mas temos capacidade para atender a 34 mil alunos, então os pais e responsáveis podem ficar tranquilos, porque há vagas”, ressalta a secretária.

Para atender a esses milhares de pais, a Semed dividiu o processo em três fases: a primeira delas foi até o último dia 31, que foi de confirmação dos que permanecem na mesma escola. A próxima fase vai de 10 a 12 de fevereiro e é destinada à transferência interna, ou seja, aos estudantes que desejam migrar para outra unidade escolar da própria rede municipal.

A terceira e última fase vai de 18 a 20 de fevereiro e é voltada para a transferência externa, ou seja, para alunos novos, que desejam ingressar na rede municipal. Entre uma fase e outra, a Secretaria avalia a quantidade de vagas que ainda resta, já que, para confirmar a matrícula, os pais precisam ir à escola.

“O sistema apenas reserva a vaga, a confirmação acontece no momento em que ele leva a documentação. Mas isso pode ser feito em qualquer horário, a qualquer momento. A preocupação dos pais e a nossa é a de garantir a vaga”, reforça Maria Cecília. No caso dos alunos novos, a documentação pode ser entregue até o dia 28 de fevereiro.

“Como é um período de férias, as famílias podem estar viajando, então ampliamos o prazo”, diz ela. Além disso, passado esse período, a Secretaria também fará o levantamento das vagas remanescentes, que serão amplamente divulgadas. “A gente facilita ao máximo a vida de quem quer chegar na escola pública, principalmente com esse avanço digital”, explica a secretária.

Processo de informatização
A partir de 2020, de acordo com Cecília Leite, os processos escolares, sejam eles administrativos ou pedagógicos, serão todos via esse sistema. Para isso, a Secretaria vai dar início a um projeto-piloto com cinco escolas, que serão escolhidas e distribuídas de acordo com a quantidade de matrícula.

“Mas todas as escolas da rede vão ter esse sistema acadêmico, através do qual, além da matrícula, é possível que o professor coloque a frequência do aluno na ferramenta e os pais possam acompanhá-la em tempo real”, afirma a secretária. Inicialmente, as cinco escolas do projeto-piloto, quando começar o ano letivo, receberão tablets que serão entregues aos professores.

É com desses equipamentos tecnológicos que os professores farão toda a gestão escolar, para que, em 2021, esse sistema possa ser implementado em toda a rede. “Fazendo com que, assim, a educação caminhe plenamente na era digital”, ressalta a secretária.

Para ela, os ganhos são inúmeros. “Com o sistema, eu consigo observar quais os dias que os alunos mais faltam, por exemplo. Se for segunda e sexta, pode significar uma situação de trabalho infantil. Também consigo acompanhar a oferta da merenda, etc. Tudo isso nós vamos observar durante este ano para que em 2021 a gente consiga ampliar e consolidar esse processo”, destaca.

Para além disso, informações sobre os boletins, os eventos escolares e o calendário vacinal, por exemplo, serão transmitidas via SMS para os pais. “Com esses avanços, os pais e responsáveis que trabalham o dia todo estarão mais próximos dos seus filhos”, ressalta.

As informações serão disponibilizadas, também, por meio de um aplicativo. “Todo o sistema é responsivo, está no formato para celular, pois nosso objetivo é o de incluir”, afirma ela, que considera o sistema uma agilidade imensa na gestão da educação, porque facilita o acesso de informações por parte dos pais e a gestão por parte da escola. “É a tecnologia a serviço da educação”, define a secretária.

 

Da Agência Aracaju de Notícias

Foto: André Moreira

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.