Poder e Cotidiano em Sergipe
Com desaceleração da Covid-19, Prefeitura fecha hospital de campanha 21 de Setembro 7H:33
SERVIÇO

Com desaceleração da Covid-19, Prefeitura fecha hospital de campanha

A Prefeitura de Aracaju encerrou as atividades no Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar, na manhã da última sexta-feira, 18. Instalada no Estádio João Hora, a unidade hospitalar provisória, referência para o tratamento de média e baixa complexidade para covid-19 na capital sergipana, foi fundamental para evitar o colapso no sistema de saúde da cidade, recebendo, durante os quatro meses de funcionamento, 461 pacientes dos quais 343 se recuperaram.

A decisão para o fechamento do Hospital de Campanha foi tomada com base nos indicadores que apontam uma desaceleração da doença na capital sergipana. Para simbolizar o encerramento das atividades no hospital, houve uma homenagem aos profissionais que atuaram na linha de frente, aos pacientes que passaram pela unidade provisória e às vítimas, que foram lembradas com balões brancos. O último paciente do Hcamp foi transferido para o Hospital Municipal Fernando Franco, onde dará continuidade ao tratamento.

“Encerramos hoje as atividades depois de quatro longos meses de assistência e cuidado. Mais de 460 pacientes passaram pelo local e 74% tiveram alta o que demonstra a efetividade da assistência. Estamos aqui para fazer uma homenagem aos profissionais, aos pacientes que por aqui passaram e às 28 vidas que, infelizmente, não conseguimos preservar, mas que tiveram assistência digna aqui. Então, estamos aqui para fazer o fechamento deste hospital, o primeiro Hospital de Campanha de Aracaju, e que graças a Deus atingiu sua finalidade”, declarou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

A gestora da Saúde destacou que a unidade de atendimento foi erguida para receber pacientes de média e baixa complexidade, mas que, durante seu funcionamento, também atuou para a estabilização de pacientes de alta complexidade. “Nós abrimos tanto a ala vermelha como a ala laranja, com pacientes que necessitaram de respiradores e de tratamentos mais complexos. Obviamente que o paciente grave não precisa somente de respiradores, mas de outros recursos e estes precisavam ser disponibilizados através de leitos de UTI, então alguns pacientes foram transferidos. Mas o objetivo maior, que era dar assistência e não permitir que as pessoas morressem por falta de atendimento, foi alcançado”, ressaltou.

Continuidade no atendimento

Waneska explicou ainda que a Prefeitura continuará mantendo parte da estrutura da rede para ofertar atendimento àqueles que necessitarem durante a pandemia. De acordo com ela, funcionarão sete leitos de internação no Hospital Municipal Fernando Franco, localizado na zona Sul, e cinco no Hospital Municipal Nestor Piva. Estas alas serão destinadas tanto para pacientes com suspeitas de covid-19, quanto para casos confirmados. Também serão mantidos os leitos de internação contratados pelo município, sendo cinco no Hospital Universitário, 10 no Hospital São José e cinco leitos pediátricos no Hospital Santa Isabel.

“Hoje temos uma rede, que inclusive, foi ampliada em virtude da pandemia. Leitos de retaguarda que foram construídos tanto na rede própria, a exemplo dos hospitais Fernando Franco e Nestor Piva, como em hospitais contratados. E a gente vai manter essa rede. Vamos continuar monitorando. através de dados. essa reabertura para que possamos ver a necessidade de ampliação ou de manutenção dessa rede que foi alargada”, detalhou a secretária.

Quanto às unidades de saúde para o atendimento de síndromes gripais, das oito disponibilizadas durante a pandemia, quatro permanecem com os serviços exclusivos: Geraldo Magela (Orlando Dantas), José Machado (Santos Dumont), Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa) e Onésimo Pinto (Jardim Centenário).

Foto: André Moreira/PMA

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.