Poder e Cotidiano em Sergipe
Codise e Sedetec autorizam reservar área para implantação de primeira indústria de medicamentos veterinários de Sergipe 24 de Outubro 10H:45
COTIDIANO

Codise e Sedetec autorizam reservar área para implantação de primeira indústria de medicamentos veterinários de Sergipe

Farmacêutica 3D Pharma é liderada por pesquisadoras com reconhecidas contribuições científicas e desenvolve soluções tecnológicas e inovadoras voltadas ao mercado pet

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), disponibilizou à startup sergipana 3D Pharma uma reserva de área no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro. O benefício, enquadrado no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), deverá possibilitar a construção da primeira indústria de medicamentos veterinários do estado. A área reservada compreende um total de 1000 metros quadrados, e a expectativa é de que a empresa gere mais de 75 empregos diretos e indiretos.

A nova fábrica será focada no desenvolvimento de produtos que integram tecnologia de ponta, com soluções mais eficazes e seguras para o mercado veterinário. A Sedetec, à qual a Codise é vinculada, deverá apoiar o projeto também por meio de outras de suas unidades filiadas, como a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). Desse modo, a instalação da indústria 3D Pharma deverá fortalecer o ecossistema de inovação do estado.

A reserva de área foi assinada pelas sócias e pesquisadoras Juliana Cardoso e Patrícia Severino, reconhecidas por suas contribuições às ciências farmacêuticas. “Com a nova fábrica, a 3D Pharma busca atender à demanda nacional por medicamentos veterinários inovadores e explorar o mercado internacional. O apoio de instituições como a Codise, a Fapitec/SE, a Financiadora de Estudos e Projetos [Finep] e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas [Sebrae] tem transformado o projeto em realidade, colocando Sergipe na rota da inovação tecnológica e criando oportunidades de emprego e desenvolvimento econômico”, afirmou Juliana Cardoso.

De acordo com o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, a concessão de incentivos via PSDI leva em conta o papel social de cada proposta. “Na análise técnica para aprovação, é considerada a importância do projeto para o estado. É uma função nossa apoiar ideias que trazem soluções baseadas na inovação e no desenvolvimento científico, trazendo melhorias para os sergipanos”, salientou.

A negociação com a 3D Pharma foi conduzida por meio da Diretoria de Novos Negócios (DNN) da Codise. “Praticamente todo o Sistema Sedetec, liderado pelo secretário Valmor Barbosa e sob as diretrizes do governador Fábio Mitidieri, está envolvido nessa importante operação, onde a empresa sai do campo laboratorial, de pesquisa e desenvolvimento, e emerge para a indústria de grande escala”, ressaltou Gibran Ramos, diretor da DNN.

Histórico

No dia 15 de outubro, a Codise recebeu as representantes da 3D Pharma para uma reunião de apresentação. O encontro envolveu a sondagem de espaços para instalação da empresa, com incentivos locacionais e fiscais do PSDI. O Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), órgão vinculado à Sedetec, é responsável pela aprovação das empresas que pleiteiam os benefícios do programa.

"A chegada da 3D Pharma demonstra o compromisso do Governo de Sergipe em apoiar projetos inovadores que aliam tecnologia e ciência ao crescimento industrial. Nosso papel, por meio da Sedetec e unidades vinculadas, é promover um ambiente favorável para que iniciativas como essa prosperem. O CDI, portanto, tem um papel fundamental nesse processo", pontuou o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa.

A 3D Pharma reúne um histórico de relevantes conquistas, tendo alcançado o primeiro lugar no Nordeste na fase inicial do edital Mulheres Empreendedoras da Finep, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O projeto também foi reconhecido com o segundo lugar na categoria Empresa Inovadora do Prêmio João Ribeiro, concedido pela Fapitec/SE.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Foto: Ascom Sedetec

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.