Poder e Cotidiano em Sergipe
Católicos sergipanos voltam a rezar missa em latim 9 de Fevereiro 10H:25
COTIDIANO | Por Max Augusto

Católicos sergipanos voltam a rezar missa em latim

Um padre rezando em latim, de costas para os fiéis na igreja. Ao fundo, o som do órgão acompanhando o canto gregoriano. É assim que os mais velhos lembram das celebrações nas igrejas católicas. É a chamada missa tridentina, que possui muitas outras singularidades além dessas que estão mais vivas no imaginário popular.

Desde 1969, quando foi introduzida o rito que a maioria dos católicos segue hoje, ela estava esquecida. Mas o papa Bento XVI reconheceu publicamente que a missa tridentina nunca havia sido abolida, e assim surgiu um movimento de católicos que optaram por retomar essa tradição. E isso acontece também em Sergipe.

 

Sempre aos domingos, às 7 horas da manhã, a missa tridentina é rezada na Paróquia Jesus Ressuscitado (clique e confira aqui a localização) , conduzida pelo vigário-geral da Arquidiocese de Aracaju, Padre Genário de Oliveira Júnior.

A fala e os cantos em latim estão lá presentes. O público não é dos maiores, mas é bem diversificado: senhores e senhoras cujos cabelos brancos revelam as possíveis reminiscências das 'missas de antigamente' são ladeados por jovens e quarentões.

Mas atenção, os fieis que optam por seguir o rito antigo deixam claro que não se trata apenas de “uma missa em latim”. A retomada desta prática enseja também uma série de críticas ao formato atual da missa.

Alguns debates que muitos julgavam superados são retomados nas redes sociais que divulgam a celebração. Uma delas é o posicionamento do celebrante – de frente ou de costas para o povo. No instagram @missatredentinase a polêmica é explicada assim:

“Enquanto a celebração "versus Deum" (de frente para Deus) remete a um verdadeiro sacrifício, a "versus populum" (de frente para o povo) dá a impressão de uma cerimônia puramente mundana, em que o homem está no centro.

Desta forma, a oração se torna mais difícil, pois esse face a face humano não orienta em direção ao Senhor. Pergunte a um padre de que modo ele adquire mais concentração e verá! O mesmo também serve para os fiéis”.

Apesar de buscar retomar uma tradição antiga, os adeptos da tridentina seguem aliados à modernidade como forma de divulgá-la. Quem quiser mais informações sobre a “missa em latim” pode acompanhar tudo através Instagram @missatridentinase .

Lá estão disponíveis os horários de celebração, algumas explicações e principalmente, porque seus adeptos têm optado por ela, em detrimento do formato mais popular hoje.

Comentários

  • Francisco José Gratuliano Matos Barros 09/02/2020 às 11:47

    Para fazermos parte devervremos aprender Latim...

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.