Poder e Cotidiano em Sergipe
Câmara Portuguesa de Sergipe irá conectar empresários de forma bilateral 19 de Janeiro 14H:50
COTIDIANO

Câmara Portuguesa de Sergipe irá conectar empresários de forma bilateral

Na manhã desta quarta-feira (18), foi lançada a Câmara Portuguesa de Sergipe. O presidente da Câmara, José Gabriel Beltrão, deu posse para a diretoria e conselho para o biênio 2023-2024.

Representando a Federação, o coordenador do Instituto Fecomércio, Lucas Uriel Lima, foi empossado diretor de comércio e serviços.

Na ocasião, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, assinou o protocolo de cooperação entre câmara e governo do estado.

Esta parceria visa contribuir para a criação de novas oportunidades de negócios entre os países de língua portuguesa.

Governo de Sergipe firmou protocolo de colaboração conectar empresários


Governo de Sergipe firmou protocolo de colaboração para incentivar os projetos de desenvolvimento econômico elaborados pela câmara

“A escolha pelo nosso estado surgiu a partir da demanda de empresários locais em busca do estreitamento das relações comerciais com Portugal. A Câmara Portuguesa de Sergipe será capaz de criar conexões entre instituições portuguesas e o ecossistema empresarial sergipano. Nem bem começamos e já estamos fazendo negócios com o empresariado português”, afirmou o governador Fábio.

O presidente da Câmara Portuguesa em Sergipe, José Gabriel Beltrão, valorizou a participação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, como agente envolvido no propósito.

“Quero agradecer ao apoio que a Fecomércio tem nos dado nessa iniciativa, buscando a elevação das relações comerciais entre Sergipe e Portugal, que tendem a se fortalecer e crescer com o trabalho da Câmara Portuguesa”, disse Beltrão.

O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, elogiou a participação das principais autoridades políticas e empresariais do Estado.

“É a primeira que criação de câmara vejo com a participação do governador e esse estreitamento do Portugal moderno com os estados brasileiros é de extrema importância, porque cada um tem suas particularidades”, disse, destacando que a comunidade brasileira em Portugal é a maior: já são cerca de 700 mil brasileiros espalhados no país europeu.

O vice-presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Alex Garcez, valorizou a criação da Câmara Portuguesa em Sergipe, lembrando que o processo de estreitamento de relações com os lusitanos acontece na Fecomércio desde 2017.

“Esse trabalho foi iniciado pela Fecomércio em 2017, ainda com o trabalho do senador Laércio Oliveira, quando presidente, com a formação de uma comissão de 12 empresários que foi até Portugal iniciar as tratativas. Em 2019, uma nova missão empresarial foi realizada e ampliou a atuação internacional da Fecomércio. E hoje ficamos felizes porque temos um membro na diretoria da Câmara Portuguesa de Sergipe e abrimos as portas para a internacionalização dos nossos produtos e para a negociação de captação de recursos de Portugal e da comunidade europeia para Sergipe. Isso gera oportunidades para a expansão do nosso setor produtivo para Portugal e abrindo um caminho para a União Europeia”, comentou Garcez.

Esta que é a 19° câmara portuguesa instalada no Brasil, tem o propósito de integrar os setores comerciais luso-brasileiros, ser um elo entre o empresariado das nações, e assim, viabilizar os processos de internacionalização do comércio, serviços, indústria e turismo do estado.

Participaram da cerimônia o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas, Armando Beltrão, o vice-presidente da Fecomércio, Alex Garcez, e o superintendente da federação, Maurício Gonçalves, além de secretários de Estado, deputados estaduais, empresários dos mais diversos segmentos e representantes de entidades de classe.

Leia outras matérias sobre a câmara portuguesa em nosso site: https://www.fecomercio-se.com.br/fecomercio-sedia-camara-brasil-portugal-em-sergipe/

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.