Poder e Cotidiano em Sergipe
Câmara de Aracaju aprova projeto de cotas raciais para concursos da Prefeitura 7 de Junho 7H:03
PODER

Câmara de Aracaju aprova projeto de cotas raciais para concursos da Prefeitura

Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei que institui a Política de Cotas Raciais em Concursos Públicos na Administração Direta e Indireta da capital.

O projeto é de autoria do Poder Executivo e foi defendido pelo vereador Professor Bittencourt (PCdoB), líder do prefeito no Legislativo Municipal.

“É uma conquista de toda a comunidade negra, dos grupos religiosos de matriz africana, de todas as pessoas que lutam por direitos iguais. Com a lei em vigor, 10% das vagas nos concursos públicos da Prefeifura de Aracaju serão reservadas à população afrodescendente, reafirmando o que já é aplicado na legislação Federal e Estadual", comemorou Bittencourt.

O parlamentar comentou que, a partir dessa aprovação, haverá um aumento de oportunidades ofertadas na Administração Municipal.

"Esse Projeto agrega à vitória constitucional da Lei de Cotas, proporcionando mais representatividade étnica no serviço público municipal. O percentual de 10% foi estabelecido após profundos e técnicos estudos da Gestão Municipal sobre indicadores sociais das populações afrodescentes e branca. É possível observar a composição racial dos servidores da Administração Pública e a disparidade entre o quantitativo de negros da população total do país. A presença das cotas em Aracaju representa uma ação de combate à desigualdade", celebrou o vereador.

*Com informações da Ascom do parlamentar

Foto: Gilton Rosas/CMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.