Poder e Cotidiano em Sergipe
Belivaldo: reabertura das escolas só após 15 de outubro 10 de Setembro 12H:21
PODER | Por Max Augusto

Belivaldo: reabertura das escolas só após 15 de outubro

Shows em bares e restaurantes continuam proibidos. Governador disse que houve "exagero", se referindo a estabelecimentos que geraram aglomeração e descumpriram normas

Após reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), o governador Belivaldo Chagas (PSD) anunciou à imprensa agora há pouco que a reabertura das escolas só deverá acontecer após o dia 15 de outubro.

Eventos esportivos, teatros, museus e cinemas permanecem suspensos. Igrejas, templos religiosos e shoppings centers passam a funcionar com até 75% da capacidade (no caso dos shoppings, de segunda a domingo, das 10 as 22h).

“Vamos continuar discutindo, para ver a possibilidade de retomada a partir do dia 15 de outubro. Antes do dia 15 de outubro não vamos fazer isso em hipótese alguma”, afirmou o governador, em relação aos estabelecimentos de ensino.

Belivaldo disse ainda que os protocolos para a retomada das aulas estão sendo discutidos e estudados pelos técnicos da Secretaria de Saúde.

O governador informou também que segundo os estudos técnicos e científicos, se até o dia 15 de outubro não for registrado um novo pico de crescimento, é quase uma garantia de que não haverá possibilidade de uma segunda onda.

“Não é o momento ainda de abertura das escolas. Se chegarmos em outubro com esses números decrescentes, é quase uma garantia de não ter segunda onda, aí efetivamente vamos discutir volta às aulas”, falou.

O governo liberou a partir de hoje a realização de cursos técnicos específicos, desde que obedecidas as regras sanitárias e de distanciamento.

Sem shows
Foi anunciado também que continuam proibidos os shows em bares e restaurantes. Belivaldo Chagas disse que estava muito preocupado com o comportamento de determinados estabelecimentos, que não estariam cumprindo as determinações. Ele sinalizou que caso não haja aumento dos casos de covid-19, os shows em formato voz e violão poderão ser retomados no dia 25.

“Tem casos que foram verdadeiros exageros. E por conta deste exagero é que não estamos autorizando a partir de hoje pequeno shows, tipo voz e violão. Vamos esperar mais 15 dias”, explicou.

O comitê
O Ctcae foi instituído pelo Decreto Nº 40.661, publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (08), em substituição ao Comitê Gestor da Retomada Econômica (Cogere).

O comitê foi criado levando em consideração a necessidade de apoio específico para deliberação das atividades especiais, em razão do caráter de risco sanitário elevado, potencial de aglomeração de pessoas, impacto econômico e financeiro e proteção de grupos vulneráveis. Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) se reuniram durante a semana para definir os protocolos desses setores que exigem mais rigor.

Comentários

  • Renato 10/09/2020 às 13:31

    Quero fica informado

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.