Poder e Cotidiano em Sergipe
Belivaldo e Edvaldo: vacinados contra a covid e contra a antecipação do debate eleitoral 20 de Abril 13H:17
ARTIGOS | Por Max Augusto

Belivaldo e Edvaldo: vacinados contra a covid e contra a antecipação do debate eleitoral

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), 60 anos, recebeu ontem a primeira dose da vacina contra a covid-19. Hoje foi a vez do governador Belivaldo Chagas (PSD), um ano mais velho que Edvaldo. Belivaldo e Edvaldo estão vacinados – mas não apenas contra a covid-19. Ambos parecem estar imunizados também contra a tentação de dar a largada no debate eleitoral, antecipando seus posicionamentos sobre a eleição de 2022.

A postura dos dois jovens sexagenários é sábia. Em primeiro lugar, por questões de ordem prática. Confirmar uma pré-candidatura agora seria dar largada a um processo longo, que exigiria diálogos com diversos setores políticos, visitas às bases eleitorais, reuniões constantes para amarrar um projeto eleitoral. E isso é inviável num momento onde ambos despendem grande parte do seu tempo trabalhando para combater a pandemia.

Em segundo lugar, existe a questão hierárquica. Ocupando dois dos mais relevantes cargos eletivos no estado de Sergipe, Belivaldo, seguido por Edvaldo, estão no topo da cadeia de comando. São eles que vão liderar o processo de sucessão ao próprio Belivaldo. Toda e qualquer movimentação mais robusta no campo político, depende primeiramente do posicionamento, de um aceno, dessas duas lideranças.

Nomes dentro da própria base estão se movimentando e até exibindo alguma musculatura. Isso faz parte da política, quem deseja se viabilizar para 2022 tem que entrar em campo agora. Mas todas as declarações, reuniões e análises podem voltar à estaca zero com uma simples declaração monossilábica dos “valdos” - Ed e Beli. Qualquer fala que mostre o direcionamento dos seus planos para o próximo ano mudaria de imediato a estratégia (e até a formação) dos times que já estão em campo.

Conscientes dos seus papeis de gestores durante um dos períodos mais difíceis da história do país, os dois aliados seguem destinando seus esforços e foco no combate à pandemia. Mas, sexagenários jovens que são, com cerca de 40 anos no mundo da política, eles estão também a par da liderança política que lhes cabe neste instante.

Inclusive, as manifestações públicas dos demais políticos interessados em concorrer a cargos majoritários no próximo ano, só reforçam que eles também sabem: Edvaldo e Belivaldo são as peças fundamentais neste xadrez, e só é possível fazer alguma jogada após a movimentação deles.

O prefeito e o governador podem (e devem) manter momentâneamente distância da política partidária, porque encabeçam este processo. Mas quem sonha em embarcar neste projeto, num posto mais alto, precisa se movimentar, chamar atenção, ser lembrado, mostrar força. Belivaldo e Edvaldo não. Conhecedores que são da política estadual, das suas posições de líderes neste processo, eles vão aguardar. E sim, essa espera só os fortalece.

Comentários

  • Martha Hirsch Aulete 21/04/2021 às 22:23

    Só sei de algo notório: PT amante de tudo que é baranguice política.

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.