Poder e Cotidiano em Sergipe
Belivaldo discute retomada das atividades da Fafen com representantes do grupo Unigel 26 de Novembro 9H:39
PODER | Por Max Augusto

Belivaldo discute retomada das atividades da Fafen com representantes do grupo Unigel

Na última semana, a Petrobras informou que assinou contratos de arrendamento tanto para a fábrica de Camaçari (BA), como também para a de Laranjeiras (SE). Reunião, realizada em Salvador (BA), contou com a participação do governador da Bahia, Rui Costa


O governador Belivaldo Chagas se reuniu ontem (25) em Salvador (BA), com o presidente do grupo Unigel, Henri Armand Slezynger, e com o governador do estado, Rui Costa.

O objetivo do encontro foi discutir a retomada das atividades das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia e de Sergipe (Fafens).

Na última quinta-feira (21), a Petrobras assinou contratos de arrendamento das duas fábricas com a Proquigel Química SA, pertencente ao grupo Unigel.

A transação foi de R$ 177 milhões e a empresa terá o controle das Fafens por 10 anos, podendo ser prorrogado por mais uma década. O arrendamento inclui, além das fábricas, os terminais marítimos de amônia e ureia do Porto de Aratu, na Bahia.

"O assunto da Fafen é um assunto de interesse mútuo, afinal Sergipe e Bahia dependem muito do funcionamento destas duas unidades. Então, tivemos a oportunidade de conversar com a empresa que fez o arrendamento, pois queremos nos somar a esses empreendedores para que tenhamos as duas unidades funcionando novamente", destacou Belivaldo Chagas.

Após a assinatura do contrato, a empresa possui um prazo de seis meses para realizar ajustes e emitir as licenças necessárias. O governador se colocou à disposição para auxiliar no que for possível para que a Fafen de Sergipe retorne as atividades no menor tempo possível.

"Vamos fazer uma força-tarefa em conjunto para que encontremos formas de viabilizar, por exemplo, o preço do gás, porque interessa para todos nós que tenhamos novamente geração de emprego e renda. Queremos, juntos, avançar nestes pequenos entraves, que são naturais, para que a geração de emprego aconteça e o aquecimento da economia", complementou.

Histórico

A Fafen de Laranjeiras (SE) entrou em hibernação em 2018, com oficialização em janeiro deste ano. A fábrica entrou em operação em 1982, levando grande desenvolvimento para Sergipe. Ocupando uma área de um quilômetro quadrado, a Fafen Laranjeiras produzia amônia, ureia fertilizante, ureia pecuária, ureia industrial, ácido nítrico, hidrogênio e gás carbônico.

Em janeiro deste ano, a fábrica da Fafen em Camaçari (BA) também anunciou o encerramento das suas atividades, após 47 anos de funcionamento.

 

Da Agência Sergipe de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.