Poder e Cotidiano em Sergipe
Belivaldo devolve policiais lotados na Casa Militar e anuncia Plano de Segurança 13 de Abril 12H:23
PODER

Belivaldo devolve policiais lotados na Casa Militar e anuncia Plano de Segurança

Convocação de novos policiais, maior policiamento nas divisas e abertura de delegacias no interior, durante o fim de semana, estão entre as novidades

O governador Belivaldo Chagas reuniu a imprensa na manhã de hoje para anunciar um conjunto de medidas voltadas para a melhoria da Segurança Pública, com foco na redução da criminalidade.

Dentre as principais ações, destacam-se a ampliação do policiamento no interior, com o funcionamento de 11 delegacias plantonistas; reforço do policiamento nas divisas estaduais e a criação da 6ª Companhia, com policiais que serviam à Casa Militar.

Belivaldo também assinou decretos para imediata convocação de 50 novos policiais civis e para a promoção pós-morte do capitão Oliveira ao posto de major da Polícia Militar de Sergipe.

Com a nomeação dos 50 novos policiais civis (agentes de Polícia Judiciária) será ampliado o atendimento policial no interior. O objetivo é atender às populações do Agreste e do Sertão.

“Acabamos de autorizar por decreto mais 50 policiais civis para reforçar principalmente as ações ligadas às delegacias plantonistas e departamentos como o Dipol e o de Homicídios. Com 11 delegacias plantonistas, será facilitado o atendimento à população, a distância é encurtada, ao passo que não deixamos a população de outras localidades desguarnecidas, caso o policial precise sair”, explicou o governador.

Belivaldo reforçou que o plano é fruto de um acompanhamento constante das estatísticas levantadas pela SSP, mas, sobretudo, das demandas da sociedade.

Claro que não é um plano fechado e que resolverá tudo. Estamos abertos a sugestões, continuaremos dialogando com a sociedade na busca de melhores resultados a cada dia. Precisamos desse apoio de toda sociedade, do MPE, do TJ, da Alese e tantos outros parceiros. Quando damos as mãos, acabamos tendo ações mais positivas”, defendeu.

DIVISAS E DELEGACIAS NO INTERIOR

O secretário de Segurança Pública, João Eloy, também pontuou algumas ações. “A SSP tem alcançado resultados expressivos na diminuição da criminalidade no estado. Mas o mais importante é a sensação de segurança na população. A gente tem que aumentar a sensação de segurança para a população. Vamos fechar nossas divisas com Alagoas e Bahia. Essa medida é para dificultar tanta a entrada e saída de criminosos, de armas e de drogas", disse.

De acordo com a delegada geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza, as delegacias do interior passarão de três para onze (Itabaiana, Estância, Lagarto, Propriá, Glória, Maruim, Tobias Barreto, Carira, Neópolis, Dores e Canindé).

"Passaremos de três unidades abertas no interior do estado aos finais de semana, para 11 abertas diuturnamente. Esse investimento custa em média R$ 400 mil, um grande investimento que demonstra a preocupação do governo do Estado com a população interiorana”.

Também será ampliado o número de câmeras do Ciosp, com a instalação de 34 novas câmeras tipo OSR (com capacidade para leitura e identificação de placas) no Santa Maria e nas entradas e saídas de Aracaju.

Prevenção
O plano de segurança prevê, também, medidas preventivas. A Polícia Civil vai realizar, ao longo de 2018, uma série de eventos com a finalidade de aproximar a polícia da sociedade, por meio de ações educativas e operações policiais focadas nas temáticas do calendário anual.

Entre essas ações e datas do Calendário Anual, cabem destacar: 17 de maio – Dia Nacional de Combate à Homofobia; 18 de maio – Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; 15 de junho – Dia Internacional de Combate à Violência contra o Idoso; 26 de junho – Dia internacional de Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas; 29 de julho – Dia Nacional de Combate ao Feminicídio; 21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; 25 de novembro – Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher.

Polícia Militar
Seguindo as determinações do governador, a Polícia Militar ampliará o efetivo do Getam e irá implantar os Programas Feira Livre e Divisa Segura.

O Programa Divisa Segura vai reforçar o policiamento nas divisas estaduais e nos postos de arrecadação da Fazenda. O objetivo do Programa é evitar a entrada de drogas no estado e combater outros tipos de crime.

Em princípio, oito pontos serão contemplados nos municípios de Neópolis; Propriá; Canindé; Canindé- Paulo Afonso; Carira; Simão Dias; Tobias Barreto e Cristinápolis.

Já a Operação Feira Livre (em implementação) prevê que os comandos de área deverão executar ações de abordagem e bloqueio nas principais feiras livres do interior, objetivando apreender armas e coibir a prática de crimes contra o patrimônio.

*Com informações da Agência Sergipe

Foto Agência Sergipe

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba do nosso blog muitas novidades.