Poder e Cotidiano em Sergipe
Assinatura de contratos oficializa presença da ExxonMobil em Sergipe 18 de Fevereiro 10H:07
PODER

Assinatura de contratos oficializa presença da ExxonMobil em Sergipe

Enauta Sergipe S.A e Murphy Brasil Exploração e Produção de Petróleo e Gás LTDA também tornaram-se concessionárias no bloco marítimo

Foram assinados, na última semana, os contratos resultantes das rodadas de leilões promovidas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) em 2019, que ofertaram blocos no regime de concessão, nos quais tornaram-se signatárias cinco empresas que possuem poços na Bacia Sergipe-Alagoas (SE-AL).

As empresas ExxonMobil Exploração Brasil LTDA, Enauta Sergipe S.A e Murphy Brasil Exploração e Produção de Petróleo e Gás LTDA tornaram-se concessionárias no bloco marítimo, nas áreas SEAL-M-575, SEAL-M-505 e SEAL-M-637 respectivamente. Já as empresas Perícia Engenharia e Construção LTDA e Andorinha Petróleo LTDA receberam a concessão para exploração do bloco em terra correspondente à área de Piaçabuçu.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto de Carvalho, destaca a importância das rodadas de licitações para o crescimento econômico de Sergipe. “Os investimentos oriundos da exploração dos três blocos arrematados na bacia Sergipe-Alagoas irão fomentar não apenas a produção no setor do petróleo e gás, já que as novas empresas também impactam em outros setores do desenvolvimento do estado. A exploração destes campos trará milhões em investimentos para o nosso estado. Além desse aporte econômico, há um grande benefício também em termos de visibilidade, já que a Bacia Sergipe-Alagoas é uma das grandes apostas de investimento da ExxonMobil no Brasil”, completa.

Oferta Permanente

Os contratos foram firmados em regime de concessão a partir da rodada de leilões em Oferta Permanente. Nesta modalidade, são oferecidos blocos em terra e marítimos devolvidos à ANP ou ofertados e não arrematados em rodadas anteriores. Também fazem parte da modalidade campos devolvidos ou em processo de devolução à ANP.

A mudança de perfil das rodadas de leilões tem o propósito de oferecer atratividade às empresas, redirecionando seu olhar para pequenas e médias áreas antes vistas como inviáveis. Neste sentido, a participação das empresas atuantes na Bacia SE-AL nos contratos assume importância estratégica, inserindo Sergipe em um novo momento em se tratando da competitividade da matriz energética brasileira no cenário mundial.

 

Da Agência Sergipe de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.