Poder e Cotidiano em Sergipe
ARTIGO: Trabalhadores rurais não mais poderão se aposentar 11 de Dezembro 12H:59
ARTIGOS

ARTIGO: Trabalhadores rurais não mais poderão se aposentar

*Por Genaldo de Melo

Com a iminente ameaça da aprovação da desastrosa PEC 287, que visa mudar as regras das aposentadorias no Brasil, quem provavelmente vai mais perder com isso são os trabalhadores e trabalhadoras rurais que em sua grande maioria não dispõe de uma renda fixa como os trabalhadores urbanos.

E não tem outro jeito para que essa parcela da população possa levantar sua voz de forma urgente, consciente e contundente, senão os movimentos sociais do campo, representantes legítimos da luta desse povo, tomar a vanguarda da luta contra a famigerada PEC do (des) governo de Michel Temer.

Os trabalhadores e trabalhadoras do campo, em sua grande maioria, nem sabem do que se trata essa reforma da Previdência, e nem mesmo consegue ter informações concretas sobre o assunto, porque as fontes de informações que a grande maioria tem são dos papagaios de plantão que repetem pelos mais variados cantos do país as vozes da Rede Globo de Televisão.

A proposta é de uma agressão sem limites contra o homem e a mulher do campo, principalmente os nordestinos que enfrentam longas estiagens, sem nem mesmo ter garantias de pequena produção de subsistência. É uma agressão que vai ultrapassar os limites do que pode ser compreensível, caso seja aprovado da forma que Temer e Henrique Meirelles estão apresentando.

Do jeito que eles querem aprovar a PEC 287, voltaremos ao tempo dos personagens de João Lins do Rego, Raquel de Queiroz e Graciliano Ramos, em que o Brasil era o país dos velhos coroneis, porque os trabalhadores que não dispõem do mínimo para sobreviver, devem começar a pagar a previdência para se aposentar, e isso vai colocar mais de três quartos dos brasileiros que vivem no campo hoje para não mais se aposentarem em vida.

Esse grupo que está dirigindo o país nesse sentido, de procurar retroceder anos e anos ao passado, quando o Brasil era atrasado e colonizado, está literalmente brincando com fogo e chamando os movimentos sociais para uma briga sem limites e sem tamanho. E como não existe mais tempo, é preciso que os atores sociais e seus aparelhos privados de hegemonia tomem posição para a batalha, para o povo do campo ir junto na luta em defesa de seus direitos. E logo!

*sergipano, 45 anos, radicado em Feira de Santana - Bahia. Gestor social e articulista. Desenvolve consultoria em elaboração de projetos sociais.

Foto: Pixabay

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.