Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju terá diagnóstico das condições de suas calçadas 23 de Maio 16H:09
PODER | Por Max Augusto

Aracaju terá diagnóstico das condições de suas calçadas

Aracaju terá ainda este ano um diagnóstico completo das condições de caminhabilidade de suas calçadas. Esse estudo é fruto de um trabalho realizado pelo gabinete do vereador Lucas Aribé em parceria com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (UNIT).

A ação integra o projeto Calçadas do Brasil 2019, encabeçado pelo portal Mobilize junto com organizações que lutam para melhorar a mobilidade a pé nas cidades brasileiras.

Durante a atividade, a equipe do gabinete do vereador Lucas Aribé e um grupo com 10 futuros arquitetos e uma arquiteta percorreram equipamentos públicos da capital sergipana para verificar in loco os fatores que poderiam estimular ou inibir a prática da caminhada como forma de transporte urbano.

Foram mais de 20 horas de trabalho dedicadas ao levantamento que incluiu locais como órgãos públicos, sedes dos Governos e terminais do transporte coletivo, por exemplo. Além dos aspectos estruturais, foram analisados os acessos, a segurança e questões ligadas ao meio ambiente”, detalhou o vereador Lucas Aribé em seu discurso na tribuna da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (23).

Com base em parâmetros pre?-estabelecidos, os avaliadores preencheram um formulário durante o observatório com atribuição de notas, registro fotográfico e comentários.

Os relatórios gerados em Aracaju serão analisados por especialistas e a intenção é que eles contribuam para políticas públicas e também para conscientizar a sociedade sobre a quantidade de áreas na cidade que devem ser reconhecidas e melhoradas.

Em seu discurso, Lucas ressaltou a importância do estímulo contínuo a esse hábito saudável e sustentável da caminhada.

“No começo do ano estive com o prefeito Edvaldo Nogueira e apresentei diversas sugestões para recuperação das calçadas em nossa cidade. Esse estudo será mais um recurso que nosso mandato vai disponibilizar com embasamento técnico para que possamos elaborar proposituras e políticas públicas que vão melhorar consideravelmente a qualidade de vida em Aracaju”, completou.

O vereador reforçou a necessidade de cumprimento da Lei Municipal nº 4.867/17, de sua autoria, que determina a execução de um plano emergencial de recuperação de calçadas. A prefeitura ingressou com uma ação de inconstitucionalidade no ano passado e a lei está sub júdice.

A pesquisa foi realizada em paralelo à campanha “Calçadas: a caminhada começa com sua atitude”, realizada pelo mandato do vereador Lucas Aribé ao longo de um mês nos bairros de Aracaju, conscientizando a população sobre as barreiras móveis que impedem a passagem de pedestres nas calçadas da capital sergipana.

 

Da Assessoria Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.