Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju possui 54 pontos de Coleta seletiva espalhados pela cidade 6 de Junho 12H:27
PODER

Aracaju possui 54 pontos de Coleta seletiva espalhados pela cidade

Aracaju faz parte de um pequeno grupo de municípios que possui coleta seletiva - está inserida nos 18% das cidades brasileiras que possuem esse tipo de serviço, de acordo com a pesquisa realizada pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre).

Esse dado coloca a capital sergipana como um dos municípios que se preocupa com educação ambiental e, mais do que isso, entende que o lixo é um dos principais problemas da sociedade atual. Existem 54 pontos de entrega voluntária de lixo espalhados pela cidade.

Há mais de dez anos, o lixo tem uma destinação correta através da coleta seletiva e conscientização da população.

Neste trabalho, a Emsurb conta com a colaboração de duas cooperativas de reciclagem, a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e a Cooperativa de Reciclagem do Bairro de Santa Maria (Coore).

"Atualmente, estamos com o plano de contratar essas cooperativas. Hoje, elas prestam serviço para nós, mas, temos o intuito de contratá-las para que, assim, elas façam o trabalho em 100% dos bairros", ressaltou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.

Uma das principais medidas adotadas pela Prefeitura foi a instalação da coleta seletiva realizada diariamente. A cada semana, uma nova programação é iniciada para atender os bairros da capital.

"Além da coleta seletiva, temos o Cata Treco que recolhe materiais maiores, como móveis que a população deseja descartar, e já chegou a 100% dos bairros e continua rodando. A coleta seletiva passou a ser mais uma prioridade porque diminui os impactos na natureza. Tudo o que sai do Cata Treco vai para a Caare e tudo que é retirado dos PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) vai para a Coores", frisou o diretor de Operações.

PEVs e números
Um dos instrumentos utilizados no trabalho de coleta seletiva são os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que são caixas coletoras que estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade e onde a população pode descartar o lixo que separou em casa. 

A evolução do serviço foi tanta que, em abril do ano passado, foram registradas 1.560 toneladas de lixo retirado dos PEVs, já no mesmo mês de 2018, foram 4.960. "Um número bastante significativo que queremos aumentar cada vez através do diálogo com as comunidades", completou Bruno Moraes.

*Com informações da Ascom/PMA

Foto: Ana Lícia Menezes

Comentários

  • Carla 08/10/2021 às 07:15

    Moro no bugio e quero jogar uns vidros aonde posso jogar?

  • Shara Rizzieri 01/03/2021 às 12:22

    Boa tarde! Poderia me enviar a lista dos pontos de coleta por gentileza?

  • Billy Jean 01/11/2020 às 15:49

    Oi boa tarde, gostaria de saber se vcs coletam bagaço de cana??? Pois trabalho com coldo de cana.

  • cassia raimunda santos silva 16/07/2020 às 13:59

    O carro da coleta seletiva deixou de passar? quando ele passará aqui na farolandia??

  • ELAINE CRISTINA CAJE 11/07/2020 às 16:50

    Poderia disponibilizar a listas dos pontos de coleta.

  • Gilma Menezes 14/05/2020 às 11:41

    Onde fica as caixas coletoras os PEVs? Moro no bairro Suissa.

  • sara alves 31/03/2020 às 15:53

    A CARE ,PODERIA FAZER A COLETA NOS PREDIOS RESIDENCIAIS DE ARACAU,MUITO DELES NAO TEM A CAIXA CERTA PARA COLOCAR O QUE SE PODE APROVEITAR E NAO IR PARA O ATERRO SANITARIO.FAÇA A CAMPANHA EM CONDOMINIOS,POIS MUITA GENTE NAO SABE COMO DESCARTAR O LIXO QUE NAO É LIXO.FICA A DICA.SUCESSO PARA VCS,SARA.

  • cleide 09/05/2019 às 16:15

    texto muito bom ,esclarecedor porém devia disponibilizar a lista com os pontos para coleta voluntária ou telefones para possíveis dúvidas.

  • jefferson 07/08/2018 às 12:02

    Boa tarde gostaria de saber poque foi retirado o ponto de coleta do bairro jabutiana atras da faculdade pio decimo desde já agradeço.

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.