Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju oferta serviço especializado em tratar Tuberculose 21 de Julho 15H:30

Aracaju oferta serviço especializado em tratar Tuberculose

A Saúde de Aracaju mantém um serviço de referência no Combate e Controle da Tuberculose, que funciona no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no bairro Siqueira Campos. O setor conta com equipe composta por pneumologistas, além do apoio de assistentes sociais, psicólogos e auxiliares de enfermagem.  O serviço realiza cerca de 500 atendimentos por mês entre usuários que residem em Aracaju e pessoas com encaminhamentos emitidos pelas Unidades de Saúde da Família do interior de Sergipe e estados vizinhos, cujas solicitações são feitas pelas referidas secretarias de cada município.



A coordenadora do serviço, Gilziane Araújo dos Santos, reforça que o setor mantém ações constantes para o diagnóstico e tratamento das doenças. "Atendemos os casos mais graves, como pessoas que, além de estarem com tuberculose, sofrem com outros agravos de saúde, a exemplo de HIV e diabetes", explica a coordenadora, informando ainda que o serviço funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. O telefone de atendimento ao público é 3234-0929.


Sintomas
Os sintomas da Tuberculose são febre baixa por mais de três semanas, suores frios, que geralmente vem no mesmo horário, tosse com ou sem catarro, emagrecimento e falta de apetite.


Unidades de Saúde
Em Aracaju, o tratamento contra tuberculose e a busca ativa de casos da doença também são realizados em todas as Unidades de Saúde da Família (USF). Quando uma pessoa procura as unidades de saúde, apresentando sintomas da doença, é submetida ao exame da baciloscopia do escarro que é colhido em todas as USFs e, em alguns casos, também é solicitado raio-X do tórax.


Assim que o resultado do exame dá positivo é iniciado o tratamento. Com a parceria do Programa Nacional, Aracaju recebe do Ministério da Saúde os remédios necessários para repassar ao cidadão. O tratamento oferecido pelo SUS é 100% gratuito, simples e eficaz.


O esquema para curar tuberculose é simples: nos dois primeiros meses o paciente toma quatro drogas em um só comprido, o RHZE, conhecido como o quatro em um (contém as drogas rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol). Depois disso, passa tomar por mais dois meses o RH, outro comprido conhecido como dois em um (contém rifampicina e isoniazida).

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.