Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju já possui 7 candidatos à Prefeitura 27 de Maio 10H:21
PODER | Por Max Augusto

Aracaju já possui 7 candidatos à Prefeitura

O BLOG do Max noticiou no fim de semana que pelo menos seis partidos já apoiam o projeto de reeleição do prefeito Edvaldo Nogueira (clique aqui para ler a reportagem) – que apesar de não falar sobre política, é candidato natural ao cargo.

Mas além de Edvaldo, outros seis nomes já estão no páreo, colocando o bloco na rua, de olho no comando da capital: Gilmar Carvalho, Eliane Aquino (ou Márcio Macêdo, pelo PT), Emília Correia (ou Milton Andrade), Valadares Filho (PSB), Rodrigo Valadares (PTB) e alguém apresentado pelo bloco de partidos mais à esquerda (PSTU e PCO).

O Cancão
Um deles é o radialista Gilmar Carvalho (PSC), que não esconde de ninguém suas pretensões. Gilmar tem intensificado seu trabalho nos veículos de comunicação e na Assembleia Legislativa, como forma de chamar atenção e se apresentar à população – principalmente à parcela mais carente.

Gilmar sonha em ser o candidato das oposições, unificando partidos como o DEM, PSDB e o seu PSC, que até o momento não assegurou a candidatura de prefeito ao deputado. É um nome popular.

PT
Quem também avalia apresentar uma candidatura é o Partido dos Trabalhadores (PT). Várias lideranças da sigla já confirmaram essa intenção e os principais nomes a serem oferecidos hoje à população seria o da vice-governadora Eliane Aquino ou do ex-deputado federal Márcio Macedo.

Politicamente hoje o PT encontra-se isolado neste projeto, mas é fato, conforme suas lideranças não cansam de lembrar, a grande votação que a sigla vem obtendo na capital e a densidade eleitoral da agremiação, com todo o apelo que o ex-presidente Lula ainda possui. Sem falar na militância e bases em movimentos sociais, sindicatos e tudo mais.

“Novos”
Outro nicho político que já vem se mobilizando é o grupo que diz buscar uma renovação na política aracajuana. Ele é formado pela vereadora Emília Corrêia, que foi muito bem votada na capital, na última eleição para deputada federal. Emília ainda vem obtendo destaque fazendo oposição ao prefeito Edvaldo.

Ao lado dela está o jovem empresário Milton Andrade, que disputou o governo e surpreendeu muitos com um discurso afiado e mostrando um conhecimento razoável sobre a realidade do estado. Ele pode ser o nome do grupo, sendo que alguns avaliam que sua candidatura seria muito bem recebida pela classe média urbana.

Quem também integra esta turma e está nas fotos postadas por eles nas redes sociais é a delegada Daniele Garcia, que está em Brasília, onde trabalha no Ministério da Justiça, atendendo a convite de Sérgio Moro. Garcia ensaia uma entrada na política desde a última eleição, quando acabou por não apresentar candidatura – apesar de ter ido à televisão apoiar o então candidato ao governo, Valadares Filho.

O trio possui ainda uma excelente interlocução com o ex-vereador Dr. Emerson, que pode ainda ser o nome do grupo para a disputa. Emerson também já concorreu ao governo, possui uma imagem sólida e séria, tendo sido a alternativa de muitos insatisfeitos com a conjuntura política.

A movimentação em torno desses nomes conta também com o apoio do senador Alessandro Vieira, que surpreendeu muitos não apenas com a sua eleição, mas com a quantidade de votos que obteve. A disputa pela capital pode ser um teste para avaliar sua real liderança e capacidade eleitoral na Grande Aracaju.

Sozinhos, mas no páreo
Quem também pode apresentar-se para a disputa em Aracaju é o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB), que encarou duas candidaturas a prefeito de Aracaju e uma ao governo do estado. Em todas elas VF foi bem votado e chegou a segundo turno, mostrando que seu nome possui boa aceitação no eleitorado – ainda que o atual governador Belivaldo Chagas tenha imposto a ele a maior diferença de votos que Sergipe já se viu num segundo turno em SE.

Sem mandato, a tendência é que Valadares Filho se apresente para disputar pela terceira vez a gestão da capital sergipana, ainda que não consiga agrupar muitos partidos e políticos. Seria uma necessidade de manter-se lembrado politicamente e fortalecer o seu PSB. Ele já comentou com interlocutores que possui interesse e pensa em candidatar-se novamente.

Quem também pensa muito em lançar candidatura é o deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB), primo de Valadares Filho. Estreante na Assembleia Legislativa, a imprensa tem dito que ele gostaria de ser testado numa disputa majoritária e que não teria nada a perder – contanto ainda com a possibilidade de fortalecer seu nome para a eleição de 2020.

Mas uma candidatura do seu primo pode acabar levando o seu partido para o projeto do PSB.

Esquerda
O bloco de partidos mais à esquerda (PSTU, Psol, PCB, PCO), que por muito tempo apresentou a “Frente Popular de Esquerda” como alternativa na corrida eleitoral, pode mais uma vez apresentar candidaturas isoladas. Isso porque os partidos pensam não apenas em disputar cargos, mas divulgar as suas ideologias.

O Psol, por exemplo, pode não integrar o projeto da frente de esquerda, pois possui duas possibilidades: apostar novamente em uma candidatura própria e solitária ou integrar uma coligação pequena, ao lado do PT (a possibilidade vem sendo discutida por petistas).

PSTU, PCB e PCO foram atingidos pela cláusula de barreiras, mas mesmo assim podem apresentar seus nomes, sempre com foco em fazer críticas aos governos e apresentar suas ideias.

Ou seja, para quem tinhas dúvidas, foi dada a largada para a corrida eleitoral na capital.

Comentários

  • Mary 12/09/2020 às 13:30

    Porque não sugou o improvável mas possível candidato de Bolsonaro o Lúcio Flávio? Não acredita em surpresa?

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.