Poder e Cotidiano em Sergipe
Aprovada proposta que proíbe restrições a animais de estimação em condomínios 5 de Dezembro 12H:34
PODER

Aprovada proposta que proíbe restrições a animais de estimação em condomínios

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe que condomínios adotem regras impedindo a permanência de animal doméstico em suas unidades autônomas (casas e apartamentos).

Pelo texto, também serão vedadas regras que restrinjam a permanência de animal doméstico nas unidades ou nas áreas comuns “sem objetivar com isto exatamente a preservação da segurança, do sossego ou da saúde das pessoas”.

Além disso, a proposta proíbe cláusula ou dispositivo em convenção coletiva, regulamento ou regimento interno de condomínio que determine que animais domésticos sejam carregados por alguém mediante uso de força física para a utilização de elevadores ou outras áreas comuns.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Vavá Martins (Republicanos-PA), ao Projeto de Lei PL 3016/19, do deputado Fred Costa (Patriota-MG), e às propostas apensadas (PLs 3889/19, 3282/19 e 3576/19). O projeto original tinha objetivo semelhante do texto aprovado, mas o relator fez substitutivo para que as medidas fossem incluídas na Lei do Condomínio.

“As restrições sobre permanência de animais previstas em convenções condominiais e regulamentos internos violam o exercício do direito de propriedade em relação à própria unidade condominial”, disse o relator.

Segundo ele, o Código Civil, assegura expressamente que é direito do condômino usar, fruir e livremente dispor de suas unidades e usar das partes comuns, contanto que não exclua a utilização dos demais condôminos.

Praia, repartições e shoppings
O parecer de Vavá Martins, no entanto, foi contrário a outros projetos apensados - os PLs 1098/19, 1992/19 e 2667/19 – que visam assegurar o amplo direito de entrada e permanência de animais em praias, repartições públicas e shopping centers. “A permissão generalizada de entrada e permanência de animais nesses ambientes traria consequências danosas à saúde pública”, avaliou.

Tramitação
A proposta ainda terá que ser analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Da Agência Câmara 

Foto:Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Comentários

  • Max 06/12/2019 às 11:56

    Olá...e no que se refere ao uso de fralda para o pet poder caminhar no condomínio!?

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.