Poder e Cotidiano em Sergipe
Aprenda a pesquisar antes de comprar o seu imóvel 5 de Maio 19H:59
COTIDIANO

Aprenda a pesquisar antes de comprar o seu imóvel

Aprenda como e o que pesquisar antes de comprar um imóvel para otimizar o seu tempo e fazer um bom negócio

Comprar a tão sonhada casa própria faz parte da realização pessoal de muitas pessoas e está mais fácil graças às diversas possibilidades de financiamento. Mas é importante ter em mente quais são as suas necessidades e condições para esta aquisição.

Com tantas opções de ofertas no mercado imobiliário, saber como e o que pesquisar é imprescindível para fazer um bom negócio e comprar apartamentos em Aracaju ou casas. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas infalíveis de como realizar essa pesquisa com segurança e assertividade. Confira!


1. Pesquise em sites de imóveis
A internet se tornou o principal veículo de busca para diversos serviços e produtos, então explore o velho e bom Google para encontrar bons sites de imóveis. Há muitos sites que oferecem boas condições de acordo com a localização, características do imóvel desejado e valores acessíveis para você. Mas mesmo sendo uma opção de pesquisa mais cômoda, você precisa definir o que realmente está procurando para otimizar o processo de busca. Dessa forma você poderá usar filtros de pesquisa e selecionar por preço, área, localidade, quantidade de cômodos, metragem, vaga de garagem, etc.


2. Saiba qual o tipo de imóvel
É importante saber qual o tipo de imóvel vai atender as suas necessidades: se é melhor comprar uma casa, apartamento, casas em condomínio, se prefere um imóvel novo, usado ou na planta. Vale também analisar características, como quantidade de cômodos, tamanho desejado, além de questões de conforto e comodidade para a sua família. Portanto, faça uma lista com as principais características que mais lhe convém de acordo com o seu perfil familiar.


3. Decida se prefere um imóvel pronto ou na planta
Essa é outra questão a ser considerada ao pesquisar um imóvel e dependerá das suas necessidades. Então pense em fatores como: a pressa em se mudar, necessidade de um espaço planejado, valor do investimento, personalização do projeto, entres outras questões pessoais.

Para quem prefere um imóvel na planta é fundamental pensar em um investimento a médio e longo prazo, tempo de realização das obras, e recursos. Além disso, a idade do imóvel influência na compra, pois é mais valorizado, chegando a custar até 50% a mais do que imóveis mais antigos.

Agora para imóveis prontos considere questões, como necessidade imediata de mudança, gastos a mais com reformas, adequações e personalização de cada espaço conforme a sua escolha e condições estruturais.

4. Localização do imóvel
A localização é outro fator importante de pesquisa ao comprar uma casa. Portanto pesquise bem e leve em consideração alguns pontos, como a distância entre o seu imóvel e local de trabalho, áreas de lazer e complexos comerciais próximos, segurança da região, facilidade de acesso ao transporte público, entre outros. Nada mais estressante do que passar horas para chegar ao seu local de trabalho, não ter comércios próximos para comprar itens básicos e ter fácil acesso a escolas ou hospitais. Então, pense na comodidade da sua família.


5. Infraestrutura do imóvel
Antes de adquirir um imóvel usado deve-se pesquisar sobre as suas características e condições gerais, afinal, ninguém quer adquirir um imóvel que precise de grandes reformas. Apesar de os imóveis mais antigos serem mais em conta, os gastos para contratar uma empresa de reforma pode ser muito trabalhoso, além de custos com materiais de construção que estão cada vez mais caros. Além do mais, imóveis antigos podem exigir outros tipos de reformas, como manutenção de instalações elétricas e hidráulicas que devem seguir os modelos atuais para a comodidade e segurança do próprio morador.


6. Segurança
Vivemos em um cenário cada vez mais violento e a segurança é um dos fatores que devem ser priorizados na escolha de um imóvel. Se for morar em apartamento, pesquise se possui serviços de portaria 24 horas e como funciona as normas de segurança do prédio. Agora se preferir morar em casa, pesquise sobre questões de violência e assaltos na região. Nada mais frustrante do que morar em um local vivendo constantemente apreensivo e com medo.

7. Financiamento do imóvel

Atualmente existem diversas formas de pagamento para a compra do seu imóvel e pesquisar sobre cada uma é fundamental para não ter problemas futuros. As opções mais comuns são: empréstimos, uso do FGTS, financiamento imobiliário, poupança, entre outros. Portanto, pesquise e leve em consideração a renda familiar, assim como impostos e taxas de juros que serão cobrados. Pois as condições gerais e parcelas do imóvel devem caber no seu bolso.


8. Custos a mais que o imóvel possa ter
Saiba que o valor do imóvel não é a única coisa a ser considerada na compra. Portanto avalie também os gastos extras, como taxas de cartório, taxas de condomínio em caso de apartamento, ITBI (Imposto de Transição de Bens Imóveis), escritura, registro do imóvel, IPTU, entre outros. Ou seja, os valores excedentes podem ficar em torno de 8% do valor do imóvel. Vale muito a pena pesquisar antes de fechar negócio.


9. Documentação

Para garantir uma compra segura é necessário fazer uma análise completa da documentação do imóvel. Então, antes de assinar o contrato de compra, pesquise sobre essa questão também. Portanto, se certifique que o imóvel possua matrícula atualizada, certidão negativa dos tributos, certidão do IPTU, declaração de inexistência de débitos e classificação de utilidade pública. Dessa forma você não precisará arcar com tais responsabilidades.


10. Busque por suporte

É muito comum termos diversas dúvidas sobre tudo que envolve a compra de um imóvel, desde a parte inicial de pesquisa até o fechamento da compra, Por isso, além de pesquisar todos os itens anteriores, busque por um corretor de imóveis confiável com boas referências no mercado imobiliário e possa te auxiliar de forma clara e objetiva. Esse profissional poderá te ajudar com questões burocráticas e poderá fazer simulações, inclusive sobre financiamentos. Dessa forma, você garantirá uma compra mais tranquila, segura e sem problemas futuros.


Como vimos, é de suma importância pesquisar muito antes de fechar qualquer negócio. Sobretudo saber exatamente o que você deseja, quais as suas condições financeiras e como o valor do imóvel irá te afetar a longo prazo. Assim, o sonho da casa própria será realizado com segurança. Então, aproveite as nossas dicas e comece já a sua busca!


Imagem:www.pexels.com

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.