Poder e Cotidiano em Sergipe
APP monitora chuva em Aracaju 25 de Abril 17H:14
SERVIÇO | Por Max Augusto

APP monitora chuva em Aracaju

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a toda a população o ClimaAju, uma plataforma para monitoramento da chuva na capital sergipana. Trata-se de um sistema que contribui para otimizar o tempo-resposta das equipes operacionais do Município em ocasiões relacionadas à ocorrência de chuva.

O sistema pode ser acessado a partir do site oficial da Prefeitura e também instalado na tela do celular, ou seja, pode ser baixado em formato de aplicativo, tanto em aparelhos com sistema Android quanto iOS.

Aracaju é pioneira, no Brasil, a possuir um serviço completo de monitoramento de chuva e outros fenômenos naturais, e também é referência nacional neste quesito. Isso porque, desde julho de 2020, a Prefeitura de Aracaju adquiriu um conjunto de equipamentos e serviços necessários para dar suporte à ferramenta ClimAju.

Através do aplicativo, a população pode verificar através de câmeras, com transmissão em tempo real, como está o tempo em diferentes pontos da cidade, além de gráficos e outras informações.

Aplicativo para Android
Para baixar o aplicativo nos smartphones com sistema Android, basta abrir o navegador web do celular e acessar o site instarain.com.br/climaju. Assim que carregar a página, deve aparecer um pop-up de notificação sugerindo o download do aplicativo; caso isso não ocorra, é só clicar no ícone de opções do navegador e escolher a opção “instalar aplicativo”, ou até mesmo clicar na seta de download na parte superior do navegador.

Para celulares que usam o Android, as opções de download citadas acima variam a depender da versão do sistema que o usuário esteja utilizando no aparelho. Após concluído o download, basta procurar o aplicativo na lista de apps e utilizar sempre que precisar.

Aplicativo para iOS
Já para baixar o aplicativo nos aparelhos que utilizam o sistema iOS, é necessário abrir o navegador Safari (o download só é possível através desse navegador), acessar o site instarain.com.br/climaju e clicar, quando a página estiver carregada, no ícone de compartilhamento (uma caixinha com seta sinalizando para cima, localizada, na parte central-inferior do aplicativo de navegação web).

Após clicar em compartilhar, deve aparecer na tela uma série de opções, daí basta clicar em “Add to Home Screen” ou “Adicionar à Tela de Início”. Quando o download estiver concluído, basta procurar o ClimAju na lista de aplicativos baixados no celular.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.