Poder e Cotidiano em Sergipe
ANA e IBAMA vencem ação judicial que mantém redução da vazão do rio São Francisco a partir de Xingó 11 de Março 18H:17
COTIDIANO | Por Max Augusto

ANA e IBAMA vencem ação judicial que mantém redução da vazão do rio São Francisco a partir de Xingó

Por decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), estão mantidas as resoluções a autorizações especiais concedidas pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para reduzir a vazão mínima defluente do reservatório da usina hidrelétrica de Xingó (AL/SE), na calha do rio São Francisco, de 1.300 para 900m³/s.

A decisão judicial foi tomada em julgamento em 28 de fevereiro.

A Ação Civil Pública foi ajuizada pelas colônias de pescadores de seis municípios sergipanos – Neópolis, Propriá, Gararu, Amparo do São Francisco, Ilha das Flores e Pacatuba – com a finalidade de anular as resoluções e autorizações especiais emitidas pela ANA e pelo IBAMA para redução da vazão de água liberada pelo reservatório de Xingó.

Outro pedido contido na Ação era para impedir que os dois órgãos públicos concedessem novas autorizações para redução da defluência mínima em Xingó até que fosse realizado o licenciamento ambiental, contendo o respectivo Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EPIA/RIMA), Avaliação Ambiental Integrada (AAI) e Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) dos impactos da medida à bacia do São Francisco.

No Acórdão sobre esta ação judicial, o TRF5 indeferiu os pedidos da Ação Civil Pública e deferiu o agravo de instrumento apresentado pela Procuradoria-Geral Federal (PGF), pela ANA e pelo IBAMA.

Com isso a vazão mínima defluente abaixo dos 1.300m³/s, praticados em situação de normalidade, foi mantida pelo Tribunal nos moldes em que a medida vem sendo adotada – considerando os normativos condicionantes para que a redução da defluência mínima aconteça.

Atualmente a vazão mínima defluente adotada em Xingó está no patamar de 700m³/s. A medida busca reservar mais água na bacia hidrográfica do rio São Francisco, que passa por seca desde 2012, maior período contínuo do fenômeno já registrado na região.

Outro objetivo da redução da defluência mínima é assegurar a segurança hídrica da bacia, mesmo com chuvas e afluências abaixo da média nos últimos anos. Por isso, desde abril de 2013, os reservatórios de Sobradinho e Xingó vêm operando com uma defluência mínima abaixo da praticada em situação de normalidade.

Fonte: ANA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.