Poder e Cotidiano em Sergipe
Alese aprova Programa ´CNH Caminhoneiro´: vitória histórica para os trabalhadores do volante em Sergipe 7 de Junho 13H:32
COTIDIANO

Alese aprova Programa ´CNH Caminhoneiro´: vitória histórica para os trabalhadores do volante em Sergipe

O Projeto de Lei nº 158/2025, de autoria do Governo do Estado, institui o Programa “CNH Caminhoneiro”. A iniciativa prevê a concessão gratuita de mil carteiras nacionais de habilitação (categorias C, D e E) por ano, direcionadas a trabalhadores que desejam ingressar ou se formalizar na profissão de caminhoneiro.

O projeto altera dispositivos de leis anteriores e visa reduzir barreiras econômicas no processo de habilitação, especialmente no que se refere às taxas previstas pela Tabela V do Anexo Único da Lei nº 8.638/2019, que regula a Taxa Estadual de Fiscalização e Serviços Diversos (TSFD) e altera as Leis nº 6.425, de 20 de junho de 2008, nº 6.661, de 28 de agosto de 2009, e nº 7.651, de 31 de maio de 2013.

“Com a ‘CNH Caminhoneiro’, buscamos aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho, especialmente em áreas relacionadas ao transporte de mercadorias, além de estimular o desenvolvimento econômico e a inclusão produtiva em todo o estado”, ressaltou a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri.

Dois parlamentares se destacaram na defesa e articulação política do projeto: os deputados estaduais Luizão Donatrampi (União Brasil) e Marcos Oliveira (PL), ambos representantes de Itabaiana, município reconhecido nacionalmente como a Capital Brasileira do Caminhão.

“A CNH é o passaporte para o emprego”

Durante seu discurso em plenário, o deputado Luizão Donatrampi lembrou que a inclusão da categoria dos caminhoneiros no escopo da CNH Social foi fruto de diálogo com o Executivo Estadual:

“Quando se começou a falar na CNH Social para motoqueiros, eu e o deputado Jorginho conversamos com o governador para incluir também os caminhoneiros. A CNH Social é um grande avanço. A carteira de habilitação, como todos sabem, é um verdadeiro passaporte para o emprego. É um documento essencial, que no meu entendimento deveria ser gratuito, pois abre portas e dá dignidade ao cidadão.”

Luizão destacou ainda o simbolismo da aprovação ocorrer às vésperas da tradicional “Festa do Caminhoneiro, em Itabaiana”:

“Parabenizo o governador por essa iniciativa, por olhar com atenção para essa classe trabalhadora, que move o progresso do nosso país. Essa medida é um presente que, com certeza, vai fazer a diferença na vida de muita gente.”

“A Lei chega em boa hora”

Também natural de Itabaiana, o deputado Marcos Oliveira, apesar de integrar a bancada de oposição, elogiou a iniciativa e destacou as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores para obter a habilitação, que pode chegar a custar até R$ 3.500 no estado:

“Manifesto total apoio. Todos nós conhecemos as dificuldades enfrentadas pela classe trabalhadora para conseguir a carteira de habilitação, especialmente as categorias A e B. Essa Lei vem em boa hora. Oferecer mil habilitações por ano é um avanço significativo.”

Marcos defendeu ainda que o processo de seleção para o programa seja desburocratizado, para alcançar aqueles que já atuam informalmente na direção de veículos menores e desejam migrar para o transporte de cargas:

“É fundamental que o processo não exclua quem realmente precisa. Precisamos pensar também em políticas mais amplas: infraestrutura nas estradas, segurança e cumprimento da legislação trabalhista, que ainda impõe muitos desafios ao caminhoneiro.”

O parlamentar finalizou ressaltando o compromisso com a categoria:

“Reafirmo meu compromisso com essa categoria que passa dias e até meses longe da família para manter o Brasil em movimento. Nosso apoio é total à Lei da CNH Caminhoneiro e a todas as ações que garantam dignidade a esses profissionais tão essenciais.”

Próximos passos

Aprovado por unanimidade pelos deputados e deputadas na Sessão Plenária da última quinta-feira (5), o Projeto segue para sanção do governador Fábio Mitidieri. A expectativa do Governo do Estado é lançar o primeiro edital do programa ainda em 2025, com critérios de seleção que priorizem trabalhadores de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

O Programa “CNH Caminhoneiro” reforça o compromisso do Estado com a valorização do transporte rodoviário de cargas, um dos pilares da economia sergipana, e com a inclusão produtiva de centenas de trabalhadores que encontram no volante uma oportunidade de sustento e dignidade.

*Com informações do Portal da Seasic

Foto: Secretária Érica Mitidieri – Foto: Ascom/Seasic

Fonte: Agência Alese

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.