Poder e Cotidiano em Sergipe
Adolescentes socioeducandos apresentam filme produzido por eles na celebração de um ano da CASEM 29 de Novembro 10H:57
COTIDIANO

Adolescentes socioeducandos apresentam filme produzido por eles na celebração de um ano da CASEM

Unidade é referência em medidas socioeducativas na América Latina com cursos profissionalizantes e oficinas para adolescentes

“Um dia para agradecer e celebrar”. Foi como o adolescente socioeducando F.S. definiu ontem (28), quando a Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (Casem) completou um ano de funcionamento.

Durante a celebração, os adolescentes realizaram apresentações de música com a orquestra de berimbau, teatro, poesia e um filme produzido por eles mesmos ao longo do ano. Localizada no Conjunto Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro, a unidade é administrada pela Fundação Renascer e acolhe 84 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio fechado.

O diretor da Casem, Rodrigo de Oliveira da Silva, conta que as apresentações culturais promovidas pelos adolescentes foram resultantes de oficinas e cursos desenvolvidos na unidade. “Hoje comemoramos um ano de muito trabalho. Juntamente com os parceiros que estabelecemos, estamos conseguindo realizar as medidas socioeducativas para as quais a unidade foi projetada. Os meninos participam de todas as atividades e, neste momento, podemos colher os frutos desse trabalho e mostrar a importância da ressocialização para as crianças e adolescentes”, disse.

O filme “Carta” foi uma das atividades apresentadas pelos socioeducandos. Contando um pouco sobre as suas experiências na unidade e histórias pessoais, o trabalho cinematográfico foi produzido por seis adolescentes, sob a supervisão do mestre interdisciplinar em Cinema, Diogo Teles, integrante do NICE [Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS)]. “A nossa atuação aqui na Casem foi promover uma oficina de audiovisual. Juntos, eles puderam ter acesso à linguagem e à prática cinematográfica, ter contato com a câmera, produzindo fotos, vídeos e entrevistas. Todo esse material transformou-se no filme que foi exibido nesta comemoração”, destacou o professor.

O socioeducando A.P.M, um dos jovens que produziram o filme, destacou a satisfação por adquirir novas habilidades e colocá-las em prática dentro da unidade. “Foi muito gratificante poder fazer a oficina de cinema. Eu nunca tinha tido essa oportunidade. Nunca tinha pegado numa câmera, mas aprendi. O professor ensinou a mexer em tudo, a gravar, a fotografar, e a gente conseguiu fazer o filme. Foi uma experiência maravilhosa, fazer coisas que antes não sabíamos e que nem sei se um dia a gente poderia fazer. Aprendi bastante e gostei muito”, celebrou o adolescente, que está no período final de cumprimento da medida socioeducativa.

Considerada uma unidade-modelo para a América Latina, a Casem foi construída dentro dos padrões mais modernos para o cumprimento de medidas socioeducativas. Segundo o presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, o trabalho é fruto de parcerias e do apoio de entidades estaduais e municipal. “É um momento de muita alegria poder comemorar o primeiro ano da Casem, que virou referência em ações de ressocialização não só no Estado, mas também fora daqui. Esta celebração é fruto de um esforço coletivo do Governo de Sergipe através das suas diversas secretarias, do município de Nossa Senhora do Socorro, do Ministério Público, entre outras instituições e entidades que concretizaram essa ideia”, concluiu o presidente.

 

Da SECOM/SEIT/SEAGRI - Governo de Sergipe

Fotos: Pritty Reis

Comentários

  • Alejandro 30/11/2019 às 00:29

    O mestre Raul Marx também não estava supervisionando? ????

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.