Poder e Cotidiano em Sergipe
A Petrobras vira as costas para o Brasil e para Sergipe 27 de Setembro 10H:39
ARTIGOS | Por Max Augusto

A Petrobras vira as costas para o Brasil e para Sergipe

*Por Jorge Santana

Na notícia veiculada pela imprensa nacional no último dia 26/09, sob o título “Petrobras estuda adiar de novo produção em reservas gigantes de Sergipe” (clique aqui e confira), consta que “a companhia retirou a região da lista de projetos de exploração e produção que receberão investimentos nos próximos cinco anos. Questionada sobre a ausência, respondeu que "em conjunto com seus sócios, está reavaliando a melhor data para a entrada em operação desses projetos".

Mais à frente, outra preciosidade: “A medida foi elogiada pelo mercado, que vê esforço da companhia para se tornar uma boa pagadora de dividendos a seus acionistas”.

Recorro à fraca memória dos tantos que apoiaram a aventura liberal que começou com o golpe parlamentar, leviano e vulgar, de 2016, e se agudizou com a consagração do projeto ultraliberal fascistóide em 2018, para resgatar alguns marcos da história da ex-nossa Petrobras.

Quando da sua criação, no começo dos anos 1950, geólogos norteamericanos berravam que não haveria a menor chance de encontrar petróleo no subsolo brasileiro. Décadas depois, quando um governo nacionalista decidiu por retomar o direcionamento estratégico da empresa por meio de pesados investimentos no pré-sal, o ataque foi forte. Os articulistas da grande imprensa, ventríloquos do “mercado”, fizeram de tudo para desqualificar os investimentos, classificando de irresponsável devaneio.

Eis que agora, quando a empresa reafirma a opção do “novo” acionista majoritário de seguir o receituário ultraliberal em ritmo acelerado e virar as costas para o Brasil, mais ainda para Sergipe, não vemos protestos, pouco menos arrependimentos, senão tentativas vãs de explicar o inexplicável ou de pedir explicação (?) à direção da empresa.

Outros, ainda menos lúcidos, acreditam que a Petrobras deve abrir mão dos campos de Sergipe em favor dos sócios estrangeiros, como se aqueles tivessem alguma disposição de realizar tais investimentos sozinhos.

A triste conclusão que nos resta: ainda que tardiamente, Sergipe terá que buscar outros caminhos para a retomada do seu desenvolvimento, sem esperar nada, absolutamente nada, de um governo federal cujo única diretriz, em meio ao caos, às fake news, ao negacionismo e ao genocídio, é o entreguismo desenfreado.


*Jorge Santana é engenheiro e empresário.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.