Poder e Cotidiano em Sergipe
A pedido de Laércio, Senado discute fertilizantes e situação da Unigel 25 de Maio 21H:52
PODER

A pedido de Laércio, Senado discute fertilizantes e situação da Unigel

Com o apoio de líderes partidários, o Senado aprovou o requerimento apresentado pelo senador Laércio Oliveira (PP-SE) para debater em uma sessão temática no Plenário a importância e as dificuldades do mercado de fertilizantes no Brasil.

Durante a reunião, marcada para o dia 6 de julho, os parlamentares também devem analisar a situação da Unigel, uma das mais tradicionais petroquímicas do país, que suspendeu a produção de fertilizantes em suas fábricas de Sergipe e da Bahia.

“Estou trabalhando desde o início do ano, alinhado com o governador Fábio Mitidieri, para que o governo federal tome uma providência e evite a demissão de 1500 pessoas”, revelou Laércio, que apontou dois caminhos para a solução do problema: a edição de uma medida provisória que viabilize a retomada da produção de fertilizantes ou uma negociação com a Petrobras que permita a redução do preço do gás natural para o setor.

Agricultura e segurança alimentar

No pedido para o debate, o senador Laércio Oliveira argumentou que apesar de alimentar cerca de 800 milhões de pessoas no mundo, o Brasil é dependente do mercado internacional e importa 85% dos fertilizantes usados para melhorar a produtividade e a qualidade de suas lavouras. Laércio explicou que a guerra entre Rússia e Ucrânia, que já completou 15 meses, agravou a dependência e afetou a economia brasileira, com impactos na agricultura e na segurança alimentar.

“O agronegócio é responsável por cerca de um quarto de nosso PIB. Somos o terceiro maior produtor e exportador de alimentos do planeta e o maior importador mundial desses insumos. Em 2021, gastamos mais de 15 bilhões de dólares importando fertilizantes”, alertou o senador sergipano.

Profert

Para enfrentar o problema e reduzir nossa dependência externa, o senador sergipano apresentou uma proposta que cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert). O texto assegura incentivos para os investimentos em projetos de implantação, ampliação ou modernização de infraestrutura para produção de fertilizantes e seus insumos. Dentre outros pontos, o PLS 699/2023 beneficia as empresas do setor que invistam na compra de equipamentos e máquinas, na contratação de serviços e na construção de novas fábricas.

Foram convidados para o debate os representantes das empresas Unigel e Fertirpar, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e do Ministério da Agricultura e Pecuária.

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.