Poder e Cotidiano em Sergipe
90% dos pequenos empresários que buscaram crédito tiveram seus pedidos negados 13 de Agosto 9H:21
COTIDIANO | Por Max Augusto

90% dos pequenos empresários que buscaram crédito tiveram seus pedidos negados

Câmara de Serviços da Fecomércio aponta excesso de exigências e poucos recursos disponíveis para esta finalidade

Segundo dados obtidos através da Câmara de Serviços da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/Sergipe), que tem o relevante papel de orientar empresários nesse momento, apenas 40% das empresas que solicitaram crédito junto às instituições bancárias foram atendidas.

A situação é preocupante e traz à tona centenas de microempresários que padecem com o acúmulo de dívidas decorrentes de quase cinco meses impedidos de abrir seus estabelecimentos comerciais devido à pandemia da Covid-19.

Segundo levantamento apresentado pelo Sebrae Sergipe no mês de junho, até o final do mês de maio quase 70% dos empreendedores sergipanos apontaram para a necessidade de crédito para manter seus negócios em funcionamento.

Apesar disso, 90% dos pequenos empresários que buscaram ajuda junto aos bancos tiveram seus pedidos negados.

De acordo com Laura Figueiredo, coordenadora da Câmara de Serviços da Fecomércio, exigências como certidões negativas e garantias para a aquisição dos empréstimos são as principais dificuldades encontradas pelos empresários.

“Era a coisa que mais os empresários estavam reclamando, devido às dificuldades em ter acesso a essas linhas de crédito. Geralmente, as empresas que mais necessitam, que são as micro e pequenas empresas, são as que menos estão conseguindo, em virtude dos gargalos. O que mais se pede nessas linhas de crédito? As certidões negativas, as garantias. As pequenas empresas estão sofrendo muito na pandemia, justamente porque não têm caixa suficiente e não possuem tantas garantias para oferecer quando vão tomar crédito”, analisa Laura.

A gestora vai mais além e pontua de forma detalhada como se dá o acesso a essas linhas de crédito. “Algumas linhas de crédito do Governo Federal estão facilitando nessa questão das garantias, ou seja, a garantia pode ser real ou pode ser pessoal. Quando é real é mais difícil porque você tem que dar um bem como garantia. Porém, quando os próprios sócios da empresa podem ser os garantidores, podem dar o aval do empréstimo, facilita bastante”, afirma.

E continua: “Existem linhas de crédito do Sebrae, que passaram a valer agora e agosto e são muito boas. O próprio Sebrae entra como garantidor de 80% do valor do empréstimo, isso é bem interessante. Mas, não são todos os bancos que estão conveniados com o Sebrae. Também existe uma dificuldade em relação a valores disponíveis para crédito. Por exemplo, o Pronamp, que é um crédito famoso do Governo Federal, logo no primeiro lote o valor colocado disponível para que o empresário pudesse ter acesso, acabou muito rápido e boa parte dos empresários não conseguiu porque o dinheiro acabou. Agora veio uma segunda autorização de Pronamp e a fila está imensa e a gente sabe que nem metade desses empresários irão conseguir”, explica a coordenadora.

Questionada sobre a principal destinação do recurso pleiteado pelos empresários, Laura é categórica ao afirmar que o dinheiro servirá como fluxo de caixa para cobrir pequenas despesas e manter seus negócios em funcionamento.

“Muitos empresários querem dinheiro para fluxo de caixa, para conseguir girar o mínimo dentro da empresa e fazê-la funcionar. Por exemplo, você tem o setor de restaurante que pode funcionar com delivery, eles precisam do mínimo de dinheiro para fazer a empresa funcionar com o básico, pois existe os planos para pagamento de funcionários, planos para postergação de imposto, mas eles precisam de dinheiro para fluxo de caixa para pequenos investimentos”, finaliza Laura Figueiredo.

A Câmara de Serviços da Fecomércio Sergipe tem o papel de promover atividades dentro do setor empresarial para desenvolvimento das empresas, estreitar as relações com setores afins e impulsionar a economia local.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.