Poder e Cotidiano em Sergipe
73,1% dos que desistiram de procurar emprego são pretos e pardos 25 de Maio 6H:50
COTIDIANO

73,1% dos que desistiram de procurar emprego são pretos e pardos

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) e revelam um quadro desolador do mercado de trabalho no Brasil. Entre os que desistiram de procurar emprego, pretos e pardos são a maioria, representando 73,1%. Do total, 23,4% têm entre 18 e 24 anos e 38,4% ensino fundamental incompleto.

O deputado Adelson Barreto (PR) apresentou esses dados na tribuna da Câmara Federal. De acordo com o parlamentar, a taxa recorde de desemprego e dificuldade para conseguir recolocação no mercado de trabalho fazem quase cinco milhões de pessoas desistirem de procurar emprego.

Adelson revelou que a taxa de subutilização da força de trabalho que inclui os desempregados, os subocupados por insuficiência de horas e aqueles que desistiram de procurar emprego, bateu recorde histórico no primeiro trimestre de 2018, chegando a 24,7%.

“Ao todo, são 27,7 milhões de pessoas com força de trabalho subutilizada. Desse total, 13,7 milhões estão desempregados, o que corresponde a 13,1%. Se comparado com 2014, o número de desempregados cresceu 94,2%, o que significa que há 6,6 milhões de pessoas a mais procurando emprego no país”, alertou o deputado.

Segundo Adelson, os dados de subutilização mostram que foi recorde também a taxa de desalento da força de trabalho, tendo um aumento de 194,9% no número de pessoas que desistiram de procurar emprego no primeiro trimestre de 2018 em comparação com o mesmo período de 2014.

“O Brasil tem hoje 4,6 milhões de trabalhadores e trabalhadoras que sequer têm forças para procurar uma vaga no mercado de trabalho, depois de meses e meses de tentativas frustradas”, disse o parlamentar, explicando que a maioria (60,6%) vive na região Nordeste, onde 2,8 milhões de trabalhadores estão desalentados.

*Com informações da Ascom do parlamentar

Foto: Divulgação/INSS

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.