Poder e Cotidiano em Sergipe
5 congressistas de Sergipe falam sobre prisão de deputado 18 de Fevereiro 5H:01
PODER | Por Diego Rios (Colaborador)

5 congressistas de Sergipe falam sobre prisão de deputado

Após a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), na noite de terça-feira, 16, devido aos ataques contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e também pela divulgação de vídeo com apologia à ditadura militar, cinco parlamentares sergipanos se manifestaram sobre o episódio.

Confira o que disse cada um dos senadores e deputados por Sergipe:

“Vivemos uma democracia disfuncional. A falta de autocontenção dos Poderes leva a seguidos atropelos. O discurso do deputado Daniel Silveira é ofensivo e antidemocrático, mas o caminho correto é um célere processo de cassação pelos pares, não uma prisão em flagrante descabida. Ao STF, após a devida provocação pela PGR ou PF, cabe o processo criminal e provável condenação. Não se deve combater abuso com mais abuso, ou vamos aceitar que os fins justificam os meios. E sempre resta a dúvida suprema: quem pode limitar os abusos de ministros do STF?”

Alessandro Vieira (Cidadania)

“Um escândalo da prepotência! O deputado federal preso precisa entender que o Brasil tem leis e que devem ser respeitadas. Desacato é crime, incitar a violência é crime, atacar instituições é crime.“Eu sou deputado federal!”,disse ele. O senhor também está submetido à lei, bandido ou não! A imunidade parlamentar não pode servir para afrontar as instituições democráticas. O bolsonarismo ensaia um golpe contra as instituições republicanas com o propósito de se perpetuar no poder. E tira o foco das 240 mil mortes e da falta de vacina para todos. Imunidade não significa impunidade. Defender AI-5, fechamento de instituições como Congresso e STF é crime e precisa ser punido!”

Rogério Carvalho (PT)

“Imunidade não é impunidade. É preciso respeito ao próximo, respeito aos poderes, ter decoro. Estamos vivendo tempos difíceis. Todo mundo se agredindo e achando certo, achando bonito. Isso tem que acabar. Tem que chamar o feito a ordem. Precisamos moralizar esse país. Já deu! Liberdade de expressão não é e não pode ser a desculpa para agressões e incitações de violência contra quem quer que seja. Não importa seu partido, sua ideologia, está errado!”

Fábio Mitidieri (PSD)

“Temos clareza da importância e a necessidade da prisão do deputado Daniel Silveira. Na Câmara faremos a defesa da sua manutenção e lutaremos pela cassação dele. Ele é uma pessoa sem nenhum respeito à Constituição e jamais mereceria ter um mandato de deputado ou qualquer função pública. Ele envergonha a Câmara e todo Parlamento. Na decretação de sua prisão em flagrante foi correta a postura do ministro Alexandre de Moraes”

João Daniel (PT)

"A imunidade parlamentar não dá ao deputado o direito de cometer crimes. O deputado Daniel Silveira violou a lei de segurança nacional, usou uma linguagem chula e ameaçadora, além de atentar contra a democracia. A decisão do ministro Alexandre de Moraes e do Supremo Tribunal Federal (STF) está amparada pela CF.

Fábio Henrique (PDT)

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.