Poder e Cotidiano em Sergipe
42% das mulheres brasileiras já sofreram assédio sexual, aponta Datafolha 1 de Fevereiro 9H:32
COTIDIANO

42% das mulheres brasileiras já sofreram assédio sexual, aponta Datafolha

42% das brasileiras com 16 anos ou mais declara já ter sido vítima de assédio sexual. A informação foi divulgada pelo Instituto de pesquisa Datafolha, que ouviu 1.427 entrevistadas em 194 municípios brasileiros.

Os números da pesquisa de opinião do Datafolha também apontam que é mais comum o relato de assédio entre as mulheres mais escolarizadas (57%) e de renda mais alta (58% na faixa com renda mensal familiar acima de 10 salários).

Entre as mulheres que estudaram até o ensino fundamental, 26% delas declaram já terem sido vítimas do assédio e 38% estão na faixa de renda familiar mais baixa, de até 2 salários.

A pesquisa também aponta que 47% das mulheres evangélicas se declararam vítimas de assédio, contrapondo 32% das católicas. Já 68% das vítimas declararam não ter religião.

As formas mais comuns são o assédio nas ruas e no transporte público. Nas ruas, uma em cada três brasileiras adultas (29%) declara já ter sofrido assédio sexual, sendo que 25% que sofreram assédio verbal e 3% físico.

O assédio em transporte público foi relatado por 22%, com incidência similar entre assédio físico (11%) e verbal (8%). O assédio no trabalho foi relatado por 15% das brasileiras, incluindo as formas de assédio físico (2%) e verbal (11%).

Há ainda 10% que já foram assediadas sexualmente na escola ou faculdade (8% verbalmente e 1% fisicamente) e 6% que já sofreram assédio dentro de casa (1% verbalmente e 4% fisicamente).

Confira a pesquisa completa.

*Com informações do Instituto Datafolha

Foto: Laura Benvenuti/Thinkstock

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba do nosso blog muitas novidades.