Poder e Cotidiano em Sergipe
23ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes tem o apoio do Governo do Estado 18 de Novembro 14H:52
COTIDIANO

23ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes tem o apoio do Governo do Estado

Realizado a cada três anos, o evento é promovido pela Apae Brasil, em parceria com a Federação das Apaes do Estado de Sergipe (Feapaes-se), reunindo atletas com deficiência física, intelectual e/ou múltipla assistidos pela rede Apaeana de todo o país

O estado de Sergipe vai sediar a 23ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes, que acontece entre 5 e 10 de dezembro, em Aracaju. O lançamento do evento foi nesta sexta-feira, 18, em um salão de festas na Orla de Atalaia, ocasião em que o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, representando o governador Belivaldo Chagas, foi prestigiar o lançamento da competição, cuja edição é nacional e acontece pela primeira vez no Estado.

Enfatizando que a inclusão social, assim como o incentivo às práticas esportivas são pilares do Governo de Sergipe, o secretário Sales Neto disse que a realização deste evento reforça esse compromisso. “As Olimpíadas Especiais das Apaes aqui em Sergipe conta com o apoio do Governo de Sergipe, e é um evento de suma importância para o nosso Estado porque movimenta a cadeia do turismo, assim como a hotelaria, bares, restaurantes e as agências de receptivo, pois atletas de todo o país virão com seus familiares passar vários dias aqui e isso é muito bom para nossa economia. Mas um evento como esse não é só um campeonato de movimentação econômica, também tem um aspecto social muito significativo já que ele se transforma numa vitrine importante para demonstrar para toda sociedade a capacidade das pessoas com síndrome de Down em realizar tarefas e atividades esportivas como as demais pessoas, por isso, acaba se tornando também um evento inclusivo, e esta é a sua maior importância”, salientou.

Realizado a cada três anos, o evento é promovido pela Apae Brasil, em parceria com a Federação das Apaes do Estado de Sergipe (Feapaes-se), reunindo atletas com deficiência física, intelectual e/ou múltipla assistidos pela rede Apaeana de todo o país. A expectativa de público para esta edição é cerca de 1.600 pessoas entre atletas, técnicos e comissão esportiva. A equipe que vai representar o estado de Sergipe é composta por 20 atletas, sendo oito da Apae Aracaju e os demais das Apaes de Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora do Socorro. Esses atletas irão competir por medalhas nas seguintes modalidades: capoeira, atletismo (corrida, arremesso de peso, arremesso de dardo, arremesso de disco, salto à distância) e natação.

De acordo com o presidente da Apae Aracaju, Carlos Mariz de Melo, desde o mês de agosto que a seleção sergipana está em preparação para participar destas olimpíadas com treinamentos realizados nos espaços esportivos da Universidade Tiradentes e da Universidade Federal de Sergipe, onde acontecem as competições. “O Governo do Estado cedeu o Ginásio de Esportes Constâncio Vieira onde também sediará algumas competições das Olimpíadas Especiais das Apaes que serão abertas ao público, e trazem 11 modalidades disputadas, sendo quatro coletivas: basquete, handebol, futsal e futebol society; e sete individuais: atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa, capoeira e bocha”, explicou Mariz.

Sobre as Olimpíadas

Promovida desde 1973 pela Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), as Olimpíadas Especiais das Apaes têm como objetivo estimular a ação e participação de atletas e profissionais através do esporte e lazer. A primeira edição nacional aconteceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e o último estado a sediar o evento foi Rio Grande do Sul, em 2018, na cidade de Canoas.

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.