Poder e Cotidiano em Sergipe
2024: mulheres encabeçam disputa pela Prefeitura de Aracaju 31 de Outubro 13H:21
PODER | Por Max Augusto

2024: mulheres encabeçam disputa pela Prefeitura de Aracaju

A eleição estadual terminou ontem, mas os políticos já estão de olho no próximo pleito municipal. Em Aracaju alguns nomes já estão sendo cotados e parecem ganhar força para suceder Edvaldo Nogueira (PDT) no comando da capital - e as mulheres são maioria.

Quatro delas estão entre os mais cotados para entrar na disputa pela sucessão de Edvaldo: a vice-governadora Eliane Aquino (PT), a delegada Katarina Feitoza (PSD), a vereadora Emília Correia (Patriota) e a também delegada Daniele Garcia (Podemos).

PT

Eliane disputou uma vaga na Câmara Federal e foi escolhida por 66.072 sergipanos - mais votos do que três dos candidatos eleitos. Na capital sergipana ela foi a mais votada, tendo sido a opção de 28.285 eleitores.

A boa votação a credencia para ser candidata pelo PT, num bloco que pode repetir a formação da disputa estadual este ano, tendo o PSB de Valadares Filho como possível aliado.

Bloco governista

Pelo bloco capitaneado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) ganhou bastante destaque a atual vice-prefeita, delegada Katarina Feitoza (PSD). Ela foi eleita deputada federal, com 38.135 votos - quase 17 mil em Aracaju.

Ela é considerada por muitos um dos nomes mais fortes para a eleição municipal, contando com a simpatia do governador Belivaldo e do governador eleito Fábio Mitidieri.

Há também a secretária municipal de Saúde, Waneska Barboza, que já foi citada pelo prefeito Edvaldo como uma boa opção do grupo.

Oposição e bolsonaristas

É cedo para avaliar a força que o presidente Bolsonaro terá na próxima eleição municipal, mas é fato que sua base de eleitores continuará buscando candidatos que se identifiquem com o capitão reformado.

Ainda neste grupo teremos mulheres que podem disputar a Prefeitura de Aracaju. Uma delas é a vereadora Emília Correia. Realizando um mandato atuante, ela aparece como crítica à atual gestão e é muito lembrada no bloco da oposição.

Quem também pode tentar entrar novamente na disputa é a delegada Danielle Garcia, que foi candidata ao Senado e obteve 206.135 votos - sendo mais de 70 mil deles em Aracaju.

Eles na disputa

Nos bastidores o nome do ex-presidente da Emsurb, Luiz Roberto, tem sido lembrado como uma possível opção de Edvaldo. Homem de confiança do prefeito, ele disputou mandato de deputado federal pelo PDT, obtendo 35.575 votos - sendo quase 18 mil deles em Aracaju.

Luiz Roberto foi o ainda o candidato a deputado federal do bloco governista mais bem votado em Aracaju.

Já o deputado estadual Rodrigo Valadares é um político jovem que  aderiu ao bolsonarismo se e surpreendeu ao alcançar o terceiro lugar na última eleição para prefeito de Aracaju.

Este ano ele voltou a surpreender, tendo sido eleito deputado federal pelo União Brasil, com 49.696. Nome forte pela oposição e que dificilmente abrirá mão de entrar na disputa.

Por fim, há o vereador Nitinho Vitale. Do alto do sexto mandato, ele é hoje o primeiro suplente de deputado federal pelo PSD, tendo sido escolhido por 16.184 eleitores da capital - computando ao todo 26.696 votos.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.