Poder e Cotidiano em Sergipe
1º DE MAIO SERÁ MARCADO POR PROTESTO NO BAIRRO COQUEIRAL, EM ARACAJU 30 de Abril 10H:27

1º DE MAIO SERÁ MARCADO POR PROTESTO NO BAIRRO COQUEIRAL, EM ARACAJU

Ato será realizado pela CSP Conlutas, entidades sindicais, estudantis e do movimento popular

A CSP Conlutas -  em parceria com sindicatos, entidades estudantis e do movimento popular – realiza protesto amanhã, 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador. A manifestação será realizada no bairro Coqueiral, na Zona Norte de Aracaju, e terá como eixo a luta contra as injustiças da Copa do Mundo e a defesa de qualidade nos serviços públicos como saúde, educação e transporte. Os manifestantes também relembrarão os 50 anos do Golpe Militar no Brasil e exigir a verdade e a justiça, punindo os torturadores e as empresas que os financiaram. A concentração do ato público será às 9h, em frente ao Posto de Saúde, na Av. Euclides Figueiredo.

“A população sofre com a péssima situação dos serviços públicos. Pessoas morrem nas filas dos hospitais todos os dias, devido falta de condições mínimas de atendimento. O sufoco para ir e voltar do trabalho nos ônibus lotados, velhos e pagando uma passagem cara. As escolas que os filhos dos trabalhadores estudam estão velhas, sem condições mínimas para ter um bom ensino. Os servidores públicos sofrem com baixos salários e sofrem por não conseguirem desenvolver suas atividades de trabalho. Enquanto isso, os governos gastam milhões em estádios de futebol, outros milhões são desviados por corrupção. É por causa dessas injustiças que vamos protestar no dia 1º de Maio”, disse Deyvis Barros, da CSP Conlutas/SE e diretor do Sindipetro AL/SE.

“Ruas cheias de lama, falta de saneamento básico, atendimento deficiente no Posto de Saúde, transporte público insuficiente e de péssima qualidade para atender a população. Esses são alguns dos muitos problemas que nós moradores do bairro Coqueiral convivemos todos os dias. Nas eleições, todos os políticos que são os responsáveis por esta situação vêm aqui no bairro, apertam nossas mãos, entram em nossas casas e fazem muitas promessas. Depois de eleitos desaparecem e a gente segue vivendo nesse abandono. Por isso, através da nossa Associação, junto com a CSP Conlutas, estamos realizando várias mobilizações no bairro. Esse ato do dia 1º de Maio será mais em que vamos usar nossas vozes e nossos cartazes exigindo melhorias para que possamos ter uma vida digna. Chega de descaso”, falou Denilson Celestino, da Associação dos Moradores do Bairro Coqueiral e da CSP Conlutas/SE.

50 ANOS DO GOLPE MILITAR
O ato público do dia 1º de Maio em Aracaju vai relembrar e homenagear as vítimas da ditadura militar brasileira. “No dia 31 de março completou-se 50 anos do Golpe Militar brasileiro. Foram 21 anos de perseguição em que a oposição foi cassada, presa, torturada, assassinada e exilada. É preciso rever este período da história de nosso país. Buscar a verdade, a memória e justiça. O Brasil é o país mais atrasado da América latina nesse quesito. Inúmeras empresas, multinacionais inclusive, ajudaram a financiar a preparação do golpe de 1964 e, depois, financiaram a estrutura para a repressão oficial. A Petrobrás foi uma destas empresas. Muitos petroleiros foram perseguidos, torturados e até hoje carregam as marcas deste período. Rever este período é necessário para resgatar a memória, restabelecer a verdade e buscar justiça, com a punição dos torturadores, seus mandantes e das empresas que os financiaram. Exigimos do governador Jackson Barreto, PMDB, a instalação da Comissão da Verdade e Justiça em Sergipe. É preciso apurar os crimes ocorridos aqui, queremos restabelecer a verdade, a memória e a justiça, com a punição dos torturadores, seus mandantes e empresas que os financiaram. Para que nunca se esqueça. Para que nunca mais aconteça”, afirmou Dalton dos Santos, geólogo da Petrobrás e membro da Comissão da Verdade e Justiça do Sindipetro AL/SE.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.