Poder e Cotidiano em Sergipe
21 de Junho 12H:39

Prefeitura envia projeto de redução da tarifa à Câmara

O vice-prefeito José Carlos Machado assinou ontem, dia 20, o Projeto de Lei que reduz em 4,08% o valor da tarifa de ônibus. O secretário municipal de Articulação Política e Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, seguindo o caráter de urgência determinado pelo prefeito João Alves Filho, já encaminhou o documento à Câmara, que irá pôr o projeto em votação.



21 de Junho 12H:26

Número de pessoas não alfabetizadas diminui em Sergipe

Para erradicar o analfabetismo no Estado, o Governo de Sergipe, através da Seed, realiza o Programa Sergipe Alfabetizado, que tem se destacado nacionalmente na meta a que se propõe. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE) revelaram que o número de pessoas não alfabetizadas tem diminuído continuamente no estado.

21 de Junho 12H:21

Líder do PSC relata problemas de rizicultores com Codevasf e Banco do Nordeste

Esta semana, durante sessão plenária, o deputado federal André Moura mostrou a preocupação com os rizicultores do Baixo São Francisco do Estado de Sergipe que estão em dívida com o Banco do Nordeste. No final dos anos 1980, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e o Banco do Nordeste do Brasil - BNB convenceram os rizicultores a fazer uma produção associada criando peixe, porcos e plantando arroz no mesmo lote, pois a Companhia forneceria água e assistência técnica e o Banco entraria com o financiamento dos produtores.
Entretanto, segundo o deputado, antes da conclusão das obras de infraestrutura, a Codevasf retirou a equipe técnica e o banco suspendeu o financiamento, abandonando os produtores. O prazo de pagamento da dívida seria de dez anos, com três de carência. “Infelizmente, antes de completar o período de carência já estava tudo paralisado por conta da interrupção do programa. De lá para cá a dívida dos rizicultores aumentou e todos estão com dificuldades financeiras”, solidarizou-se.
Com as dificuldades enfrentadas, os produtores criaram um movimento em defesa dos rizicultores junto a Codevasf e ao Banco do Nordeste e estão com uma lista de reivindicações para que os problemas sejam sanados.
Manifestações
Aproveitando o espaço na tribuna, o líder do PSC posicionou-se favorável ao manifesto em nome de toda a bancada. “Os manifestos iniciaram com um único tema, que era o transporte coletivo - Passe Livre, mas o brasileiro tomou conta da ruas para reivindicar melhor qualidade de vida e corrigir desigualdades sociais ainda tão gritantes em nosso Brasil”. André Moura completou o apoio às manifestações dizendo que o diálogo é necessário para o entendimento e que o legislativo produza um retrato da situação do Brasil e dê os encaminhamentos necessários na busca de soluções.
Ascom/André Moura

20 de Junho 10H:16

Ministro é contra "Cura Gay"

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou, nesta quarta-feira (19), a posição contrária do ministério em relação ao projeto (PDC 234/11), do deputado João Campos (PMDB-GO), que permite a psicólogos tratar homossexuais que buscam apoio para mudar a orientação sexual.

20 de Junho 10H:14

Movimento gay apoia mudança na Constituição para garantir casamento civil igualitário

Em audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta quarta-feira (19), parlamentares e integrantes do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) defenderam a previsão na Constituição do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. O direito já é garantido por recente resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios a formalizarem casamentos entre homossexuais.

20 de Junho 10H:10

Transporte público deverá ficar livre do pagamento de impostos

O Congresso poderá aprovar, nos próximos 15 dias, a desoneração total para o transporte público, disseram hoje (19) o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), e o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), relator na Câmara do projeto que reduz os tributos para o transporte público urbano.

20 de Junho 10H:08

Rio de Janeiro também reduz passagem

O prefeito Eduardo Paes acaba de anunciar a suspensão do aumento das tarifas de ônibus, que subiram de R$ 2,75 para R$ 2,95 no dia 1º de junho. Há pouco, em São Paulo, o prefeito da capital, Fernando Haddad, e o governador do estado, Geraldo Alckmin, também anunciaram a redução das tarifas do transporte público (ônibus, metrô e trens).

Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.