Poder e Cotidiano em Sergipe
24 de Abril 19H:55

STF declara que Collor é inocente

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente, na sessão desta tarde, a Ação Penal (AP) 465, proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente da República e atual senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), pela suposta prática dos crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva e peculato, previstos nos artigos 299, 312 e 317 do Código Penal, respectivamente. Tanto a relatora da AP, ministra Cármen Lúcia, quanto o revisor do processo, ministro Dias Toffoli, julgaram improcedente a ação por insuficiência de provas quanto à autoria e à materialidade dos delitos.

25 de Abril 5H:50

Relações atualizadas de filiados a partidos já podem ser acessadas

Já podem ser consultadas no sistema Filiaweb da Justiça Eleitoral as relações atualizadas de filiados dos partidos políticos. A legislação estipula que os partidos devem encaminhar à Justiça Eleitoral listas atualizadas de seus filiados sempre nos meses de abril e outubro de cada ano. O prazo para o envio das relações terminou no dia 14 de abril. O Brasil tem 32 partidos com registro deferido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



25 de Abril 10H:47

"Prefeitura não está fazendo trabalho de prevenção das chuvas", afirma Lucimara

Na manhã de ontem a vereadora Lucimara Passos (PCdoB) foi à Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju com o intuito de chamar a atenção do prefeito João Alves para os serviços de prevenção para a época das chuvas. A vereadora relembrou que a limpeza preventiva dos bueiros e "bocas de lobo", que era executada durante as gestões de Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira, pode amenizar os danos nesse período.

25 de Abril 5H:40

Samuel : "Sexta-feira teremos um dia sem polícia!"

O deputado estadual Capitão Samuel (PSL) foi ontem à tribuna da Assembleia Legislativa para anunciar que hoje Sergipe poderá viver “um dia sem polícia”. Segundo o parlamentar, a Polícia Civil já anuncia uma greve por 12 horas e apenas a Delegacia Plantonista estará em funcionamento para registrar as ocorrências, o que inviabiliza a atuação da PM. Samuel também não descarta uma paralisação dos agentes prisionais para o mesmo dia.

24 de Abril 19H:24

Hemose necessita de doações de sangue do tipo O negativo

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) solicita o comparecimento dos doadores de sangue tipo “O” negativo, para atender a demanda transfusional realizada na rede hospitalar. O serviço espera que às pessoas com este tipo sanguíneo compareçam ao Hemocentro e pratiquem esse gesto de solidariedade com o próximo.

24 de Abril 18H:25

Para Iran, a Administração de Aracaju vem restringindo a participação popular

Participação popular nas tomadas de decisão e controle social sobre os poderes. Para o vereador Iran Barbosa, estes dois pilares que sustentam a democracia no país estão sendo cada vez mais restringidos pela atuação da atual gestão da Prefeitura de Aracaju. O petista apontou, na tribuna da Câmara Municipal, nesta quinta-feira, 24/4, que a Administração municipal tem cada vez mais caminhado pela trilha da restrição participativa na construção de suas políticas, abandonando aqueles dois instrumentos essenciais à democracia.

24 de Abril 18H:05

Jackson Barreto anuncia e inaugura obras em Cristinápolis e Umbaúba

Em Cristinápolis o governador inaugurou o Centro Integrado de Segurança Pública e autorizou a construção de Ginásio de Esportes. Em Umbaúba a população receberá uma Escola Profissionalizante

24 de Abril 17H:59

Aviso:Saúde de Aracaju realiza Dia D para vacina contra a gripe

Desde o dia 22 de abril, nas Unidades de Saúde da Família (USF) vem sendo disponibilizada a vacina contra a gripe Influenza. No próximo sábado, 26, acontecerá, especificadamente em 28 locais, o Dia D - evento que pretende intensificar a ação de vacinar, aumentando assim o número de pessoas imunizadas contra a doença.

24 de Abril 17H:57

“O Dnit é culpado por acidentes e mortes na avenida Osvaldo Aranha”, diz Emmanuel

“As pessoas estão morrendo na avenida Chanceler Osvaldo Aranha por falta de sinalização eletrônica e por falta de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, eu não poderia deixar de falar sobre esse assunto porque esta semana já morreram duas pessoas nessa via por conta da alta velocidade”. O alerta foi do vereador Emmanuel Nascimento (PT) nesta quinta-feira, 24/4, que usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e voltou a cobrar ações efetivas no local a fim de tentar coibir os acidentes e mortes.

25 de Abril 4H:52

Laércio Oliveira diz que simuladores para autoescolas devem ser facultativos

Simuladores para as pessoas aprenderem a dirigir são ou não são necessários antes das aulas práticas? Esse foi o principal tema da audiência pública que tratou da obrigatoriedade do uso dos equipamentos por autoescolas. O deputado federal Laércio Oliveira defendeu que o uso dos simuladores sejam facultativos, não obrigatórios. A polêmica está em torno da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige, a partir de junho, 5 horas de aulas em simuladores de direção. A audiência foi promovida pelas comissões de Viação e Transportes; de Defesa do Consumidor; e de Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados.

24 de Abril 17H:49

Vereador quer passarelas na avenida Beira-Mar

O vereador Max Prejuízo (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã de hoje para chamar a atenção para o grande fluxo de veículos na Avenida Beira Mar, Zona Sul da cidade. Para ele, já existe a necessidade da construção de passarelas para dar segurança à travessia dos pedestres.

24 de Abril 16H:32

“Comissão da Verdade será prioridade”

Nesta entrevista ao JORNAL DA CIDADE / BLOG DO MAX o novo secretário de Direitos Humanos de Sergipe, Antônio Bitencourt, afirmou que a efetivação da Comissão Estadual da Verdade será uma prioridade em sua gestão. Também presidente do Diretório Municipal do PC do B em Aracaju, Bittencourt garantiu que o partido está firme e coeso na defesa do governo de Jackson Barreto (PMDB). Para ele, Jackson é a lideranças política que historicamente possui mais diálogo com os comunistas. Ele também falou que considera Rogério Carvalho uma liderança forte, mas as pesquisas mostram uma paridade com Edvaldo Nogueira, pré-candidato do partido ao Senado. Leia a seguir.

Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.