Poder e Cotidiano em Sergipe
Vigilância Sanitária, Procon e MP encontram irregularidades em supermercados 30 de Junho 18H:52

Vigilância Sanitária, Procon e MP encontram irregularidades em supermercados

Dois supermercados de médio porte situados no Conjunto Bugio receberam visita de agentes da Vigilância Sanitária de Aracaju, do Procon Municipal e Ministério Público Estadual (MPE) na manhã da segunda-feira, 30 de junho. A ação foi acompanha pela promotora da área do Consumidor, Euza Missano, e teve por finalidade verificar o cumprimento de decisões judiciais.



A Vigilância atuou para constatar se, após o prazo de 30 dias contados a partir da data da última inspeção, houve adoção de mais cuidados em higiene, acondicionamento e manipulação dos produtos expostos nas prateleiras e gôndolas. Já o Procon Municipal apurou denúncias de cobranças de preços diferentes dos que são anunciados nas prateleiras.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio Britto, acompanhou a fiscalização e reforçou que, nos dois supermercados, muitas das exigências sanitárias já vêm sendo cumpridas. "Os próprios consumidores estão sentindo as melhorias e agradecendo o trabalho realizado de forma constante pela Vigilância Sanitária de Aracaju que sempre preza por um ambiente mais limpo e organizado" afirmou.

Britto acrescentou que, embora haja melhorias significativas, em um dos estabelecimentos persistem irregularidades graves. "Verificamos situações como produtos com prazo de validade muito próximo a vencer, o que pode ser um risco para a saúde do consumidor, além disso, notamos lixeiras inadequadas no local, porém o maior agravante é que um dos supermercados não apresentou a Licença Sanitária, documento essencial para a regularidade do serviço prestado", informou o Coordenador da Vigilância Sanitária de Aracaju.

Ávio Britto acrescentou que os fiscais sanitários lavraram termos de inspeção confirmando a irregularidade e, se não tomadas a providências para regularizar com o máximo de celeridade, o estabelecimento poderá ser interditado. "A justiça será notificada da situação através da cooperação do Ministério Público Estadual que também esteve presente. Já concedemos prazos, lavramos termos e advertimos o supermercado. Agora resta notificar o descumprimento da decisão judicial", enfatizou.

Duplicidade de preços

O coordenador de fiscalização do Procon Municipal, Nubem Bonfim, verificou que em ambos estabelecimentos foi constatado nos caixas a cobrança de valores diferentes dos que são anunciados nas prateleiras. "A situação se repetiu em diversos produtos. Verificamos a cobrança de valores de até 30 centavos a mais do anunciado. O Procon tomará as providências administrativas e legais para que os estabelecimentos sejam punidos e respeitem mais o direito dos consumidores", disse.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.