Poder e Cotidiano em Sergipe
Vereadora mostra calcinha na Câmara de Aracaju 25 de Novembro 16H:47

Vereadora mostra calcinha na Câmara de Aracaju

Luciamara contestou Agamenon e falou sobre o combate à violência contra mulher

A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) exibiu uma calcinha na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na manhã de hoje. Ela falou sobre o Dia Internacional de Combate à Violência Contra Mulher, dizendo afirmando que a mulher não deve ser julgada pela vestimenta e, muito menos, por uma peça íntima. O pronunciamento foi um contraponto à uma recente polêmica gerada pelo vereador Agamenon (PP) que tem falado sobre uma noiva que supostamente teria ido ao seu próprio casamento, sem calcinha.

Além do discurso, para reforçar a liberdade da mulher, Lucimara Passos frisa na Tribuna que a mulher não deve ser julgada. “A mulher não deve ser julgada pela vestimenta e muito menos por uma calcinha que veste, ou não. Hoje, eu afronto e quero saber se, ao mostrar essa calcinha, os senhores vão me julgar e me condenar a ser surrada”, finaliza.


Munida com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), referente ao tema, a parlamentar frisou a importância dessa luta em função da violência, que ainda é crescente. Na Tribuna, Lucimara mencionou que uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência física ou sexual, cerca de 120 milhões de meninas já foram submetidas a sexo forçado e 133 milhões de mulheres sofreram mutilação genital.


“Não é à toa que esses dados são tão estarrecedores. Infelizmente, nós ainda nos deparamos com certo tipo de comportamento na sociedade que ainda enxerga a mulher de tal maneira, que se reproduz com esse comportamento que julgo desprezível e abominável que incita a violência e  ela, na interpretação errônea de alguns, seja merecedora de castigo ou de surra”, dialoga.

 
Desde 1981 a data é comemorada. Este ano, particularmente, serão 16 dias de ativismo contra violência de gênero. “Começa hoje, a grande mobilização pelo mundo inteiro e no Brasil. Movimentos sociais engajados nessas lutas estarão com atividades até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. E essa luta é pela igualdade de gênero, pelo respeito à condição da mulher, pela igualdade de oportunidades e pela libertação da opressão do homem”, falou Lucimara.
 
SURRA
Ainda dentro do discurso, a vereadora clamou por justiça sobre homens que utilizam da força física para surrar uma mulher e para aqueles que incitam e estimulam a violência contra mulher. “Triste é saber que nós, enquanto legisladores, tivemos o desprazer de ouvir dentro dessa Casa Legislativa, um vereador estimular a violência, como fez o vereador Agamenon na semana passada, quando utilizou o espaço da Tribuna para rotular uma mulher de vagabunda e condená-la a uma surra por estar sem calcinha no seu casamento. Repetiu várias vezes que a mulher deveria ser surrada por ser vagabunda. Este foi um ato criminoso que merece punição’”, lembra consternada.
 

Para tentar manter a ordem dos serviços da Casa e, principalmente, para garantir os direitos de todos os cidadãos, principalmente das mulheres, Lucimara cobra providências. “Na minha opinião, a Casa fechou os olhos e tornou-se conivente com os crimes que o vereador já cometeu utilizando a Tribuna, ao não julgar os pedidos de quebra de decoro. Essa Casa Legislativa não pode proceder dessa maneira, com ato criminoso”, destaca.

Da Assessoria Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.