Poder e Cotidiano em Sergipe
Vereadora busca auxílio para combater venda ilegal de chumbinho 20 de Novembro 19H:37
COTIDIANO

Vereadora busca auxílio para combater venda ilegal de chumbinho

A vereadora Kitty Lima (REDE) esteve reunida na manhã de hoje, 20, com a promotora de Justiça de Direito do Consumidor, Euza Missano, em busca de uma mediação do Ministério Público Estadual (MPE) no combate à venda ilegal de chumbinho em Aracaju.

O encontro é resultado da reunião ocorrida no início deste mês entre a vereadora e representantes da Polícia Militar, Vigilância Sanitária municipal e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), quando foram discutidas as competências de cada órgão para o fortalecimento da fiscalização contra a venda ilegal do veneno na Capital.

“Eu já venho demonstrando a minha preocupação quanto à venda clandestina do chumbinho, principalmente na região dos mercados municipais no Centro de Aracaju, e conversando com os órgãos envolvidos na fiscalização de modo a reforçar as ações contra esse comércio que insiste em acontecer na ilegalidade”, explicou Kitty.

A vereadora disse ainda que durante a reunião no MPE ficou indicada a realização de uma audiência extrajudicial entre a promotoria e os órgãos mencionados para a celebração de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

“Há 15 anos foi firmado um TAC entre esses órgãos com o MPE, e após todos esses anos a gente percebeu a necessidade de reformular esse acordo, esclarecendo as atribuições e responsabilidade de cada órgão, para que seja feita uma fiscalização mais ostensiva para coibir a comercialização do veneno”, pontuou Kitty.

De acordo com o artigo 278 do Código Penal, quem for flagrado fabricando, vendendo, expondo à venda ou ter em depósito para vender ou, de qualquer forma, entregar a consumo coisa ou substância nociva à saúde, ainda que não destinada à alimentação ou a fim medicinal, está sujeito a uma pena de um a três anos de reclusão, além do pagamento de multa.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o chumbinho é um produto clandestino, vendido ilegalmente e extremante perigoso se ingerido por não possuir antídoto - além de não possuir registro pela Anvisa e em nenhum outro órgão de governo.

*Com informações da Ascom/Kitty Lima

Foto: Felipe Maceió

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.